O bispo auxiliar de Lisboa, dom Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ 2023, e mais cinco membros da organização da 23ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 estão no Brasil de hoje (26) até 12 de setembro.

Dom Aguiar disse à ACI Digital que “o objetivo desta vinda ao Brasil é motivar a participação dos jovens brasileiros e da Igreja no Brasil na JMJ 2023”, que acontecerá entre os dias 1º a 6 de agosto de 2023 na cidade de Lisboa, em Portugal, com o tema: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39).

“Para a organização da JMJ Lisboa 2023 a participação dos jovens do Brasil é muito importante’, disse o bispo. “Podemos estar a falar do maior contingente presente em Portugal. Queremos convidar pessoalmente todos os jovens brasileiros, olhos nos olhos, coração a coração. Que todos se sintam especialmente convidados. Que respondam SIM a um Encontro com Cristo Vivo”.

A delegação portuguesa estará na 59ª Assembleia Geral da CNBB que acontece de 28 de agosto a 2 de setembro no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). Depois, vão a Brasília, Rio de Janeiro, Belém, Salvador e Fortaleza para encontrar representantes de movimentos, grupos de jovens e lideranças juvenis “para esclarecer dúvidas e dar a conhecer um pouco mais sobre a JMJ Lisboa 2023”, disse dom Américo.

“Depois rumaremos a Lima, Peru, para a reunião da pastoral da juventude da América Latina que lá decorrerá nesse fim de semana seguinte”, disse dom Aguiar.

A organização da logística da viagem dos membros da organização do Comitê Organizador Local (COL) da 23ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 está contando com a assistência da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.

Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude foi uma iniciativa do papa são João Paulo II. Desde 23 de março de 1986, ela acontece a cada dois, três ou quatro anos, em uma cidade escolhida pela Santa Sé, sempre com a presença.

Em 2011, o papa Bento XVI escolheu o Brasil como sede para o evento. A JMJ no Brasil aconteceu no Rio de Janeiro entre 23 e 28 de julho de 2013. Foi a primeira vez em um país de língua portuguesa e a segunda vez na América do Sul.

 

Confira também: