O papa Francisco celebrará três consistórios no Vaticano. Serão amanhã (27), segunda-feira (29) e terça-feira (30).  Um consistório é a reunião do Colégio dos Cardeais convocada pelo papa para ajudá-lo no governo da Igreja Católica, e também para a criação de novos cardeais.

O primeiro desses consistórios será amanhã (27), e nele serão criados 20 novos cardeais.

Dos 206 cardeais que fazem parte do Colégio dos Cardeais, o papa Francisco nomeou 92, número ao qual 20 terão de ser adicionados após o consistório de amanhã (27)

O papa Francisco vai fazer a cerimônia na basílica de São Pedro às 16h (11h no horário de Brasília), onde acontecerá a imposição do barrete, a entrega do anel e a atribuição do Título ou Diaconia a cada novo cardeal.

Assim que terminar a nomeação dos novos cardeais, acontecerá outro consistório ordinário, onde os cardeais vão dar solenidade à decisão do papa de canonizar os beatos Giovanni Battista Scalabrini e Artemide Zatti. A data da canonização também será escolhida.

Na segunda-feira (29) e terça-feira (30), será feito um consistório extraordinário, no qual todos os cardeais da Igreja Católica são chamados a participar.

Segundo a CNA, agência em inglês do grupo ACI, o papa Francisco não convoca um consistório extraordinário como este desde 2015. Naquela ocasião, o objetivo foi discutir a reforma da Cúria.

Este ano, a reforma da Cúria continua sendo a base da discussão, embora a forma de realizá-la seja totalmente diferente.

Os cardeais já têm um relatório prévio que dom Marco Mellino, secretário do Conselho dos Cardeais, apresentou aos responsáveis ​​do dicastério.

Os consistórios extraordinários anteriores incluíam um ou vários relatórios e um debate livre. No entanto, neste próximo consistório os cardeais serão divididos em grupos linguísticos, novidade que acompanha o funcionamento dos sínodos.

Confira também: