O governo da Nicarágua fechou ontem (24) mais a emissora de rádio católica Radio Stereo Fe, da diocese de Estelí, menos de uma semana depois da prisão do bispo de Matagalpa e administrador apostólico de Estelí, dom Rolando Álvarez.

É a sexta rádio católica fechada pelo governo do presidente Daniel Ortega, ex-líder guerrilheiro que soma 29 anos no poder, desde o início deste mês.

“Quase 28 anos de evangelização radiofônica em FM terminaram hoje”, disse a rádio em sua página oficial no Facebook. “Hoje tivemos a visita dos senhores do TELCOR (Instituto Nicaraguense de Telecomunicações e Correios), Manágua”, que “nos entregaram a notificação informando que nossa rádio deve ser desligada imediatamente”, disse Radio Stereo Fe.

Dom Rolando Álvarez está em prisão domiciliar em Manágua desde 19 de agosto. Com ele foram presos três padres, dois seminaristas e um leigo. O grupo passou os primeiros 15 dias de agosto dentro da cúria diocesana cercados pela polícia sem poder sair e sem receber comida, produtos de higiene nem remédios. Os padres, os seminaristas e o leigo estão presos em El Chipote, onde são confinados os opositores do.

O governo nicaraguense alegou que "a rádio funciona com a licença em Nome do Padre Francisco Valdivia", um padre que morreu, "e que o novo diretor não tem nenhuma permissão".

A rádio católica disse que esta é uma “razão injustificável”, já que teve “vários diretores” depois de Valdivia sem ter “nenhum problema” em seus 28 anos no ar.

Na terça-feira (23), o clero da diocese de Estelí publicou um comunicado "pedindo a conversão" da ditadura de Daniel Ortega e pediu-lhe que "pare de incomodar nossas vidas. Trabalhemos em paz! Libertem o bispo, os padres e os leigos e o Senhor terá misericórdia de vocês, se vocês se converterem de coração”.

Em mensagem divulgada ontem (24) a rádio disse: “Condenamos o fechamento de nossa Rádio, onde muitas pessoas humildes de nossas comunidades se alimentaram da Palavra de Deus; através da Eucaristia, pregações e muito mais”.

Através dela “os ministérios de nossa paróquia La Asunción podiam transmitir o trabalho evangelizador e missionário”, destaca a mensagem.

A mensagem destaca que apesar do fechamento, “continuaremos evangelizando através das nossas redes sociais e de todos os outros meios que a tecnologia nos oferece. Não desanimemos e continuemos unidos em oração”.

Confira também: