A presidente da Organização Democrata Cristã da América (ODCA), Mariana Gómez del Campo, pediu à comunidade internacional exija do regime de Daniel Ortega, ex-guerrilheiro que soma 29 anos no poder, que pare de perseguir a Igreja Católica.

Num vídeo divulgado na segunda-feira (22) em sua conta no Twitter, Gómez disse: "levantemos nossas vozes por nossas irmãs e irmãos na Nicarágua".

Gómez del Campo mencionou que, como parte de seus ataques contra a Igreja Católica, o governo de Ortega impôs na semana passada "prisão domiciliar a dom Rolando Álvarez, bispo de Matagalpa, e mandou seus colaboradores para a prisão", acusando-os de "incitar o ódio e organizar grupos violentos”.

 

Ela destacou que “o papa Francisco manifestou sua preocupação e dor pela situação na Nicarágua, pedindo o diálogo para encontrar as bases de uma convivência respeitosa e pacífica”.

“Também seria importante que a libertação e o fim do assédio contra a Igreja Católica fossem exigidos da mesma forma”, disse. Gómez del Campo lembrou que até agora em 2022, vários padres foram detidos, além de "doze estações de rádio católicas fechadas e três canais de televisão católicos forçados a sair do ar".

“Este ataque constante à população nicaraguense em geral, e em particular à Igreja Católica, é outro sinal de que os regimes totalitários não estão abertos ao diálogo e silenciam com força as vozes dissidentes”, disse ela. “Mais vozes no mundo são urgentemente necessárias. Não fiquemos calados, hoje por eles, amanhã podemos ser nós”.

Confira também: