A Embaixada da Itália na Venezuela concedeu a Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana à irmã Rina Dalla Costa, freira de 90 anos das Filhas de Maria Auxiliadora, missionária na Venezuela desde 1954.

A Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana é concedida a quem tenha contribuído para a promoção das relações de amizade e colaboração entre a Itália e outros países, com especial referência às relações culturais, acadêmicas, científicas e tecnológicas.

A cerimônia de premiação pelo trabalho missionário da irmã Rina Dalla Costa foi em 18 de agosto na sede da Província São João Bosco, em Caracas. Estiveram presentes o embaixador da Itália na Venezuela, Plácido Vigo, representantes da nunciatura e da Província da Venezuela das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).

Uma mensagem publicada pelas FMA diz que a Congregação “parabeniza a irmã Rina Dalla Costa por este importante reconhecimento e se une à Província da Venezuela para expressar gratidão a Deus pelas irmãs que generosamente entregaram e continuam entregando a vida por este país, desejando à irmã Rina que continue com a mesma paixão e dedicação ao serviço dos jovens, da Igreja, da Itália e do mundo”.

Nascida em 6 de dezembro de 1931 na província italiana de Vicenza, depois de viver uma experiência no Internato Bosto de Varese, irmã Rina Dalla Costa fez sua primeira profissão no Instituto das FMA em 1952.

Em uma antiga entrevista, irmã Rina disse que conheceu as irmãs salesianas graças a uma revista e depois de ler um livro sobre dom Bosco, quando sentiu que o carisma salesiano a atraía muito.

A dedicação das salesianas às meninas do internato a incentivou a permanecer na Ordem. Ao entrar na Congregação, completou seus estudos e se formou como professora primária.

“Em 1954 partiu como missionária para a Venezuela. Ficou feliz com o destino missionário que recebeu, uma terra que era um jardim, com um povo acolhedor, generoso, alegre”, diz a mensagem das FMA.

Em 68 anos de vida missionária, Rina trabalhou como professora, mestra de noviças, diretora, conselheira inspetorial, coordenadora escolar, encarregada do arquivo histórico na casa inspetorial.

Confira também: