O papa Francisco enviou uma mensagem para a Semana Litúrgica Nacional na Itália, na qual destacou a importância de "promover nos fiéis leigos uma consciência mais clara de sua vocação, que se expressa numa pluralidade de tarefas e serviços para a edificação de todo o povo cristão".

O papa Francisco enviou esta mensagem ao arcebispo metropolitano de Catanzaro-Squillace, dom Claudio Maniago, por ocasião da 72ª Semana Litúrgica Nacional celebrada em Salerno, Itália, sob o título "Ministérios a serviço de uma Igreja Sinodal".

A mensagem foi publicada ontem (22), e enviada através do secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin. Parolin disse o papa “constantemente convida a renovar a forma Ecclesiae numa chave mais de comunhão, superando toda tentação residual de clericalismo”.

A mensagem diz que o papa Francisco, com o motu proprio Spiritus Domini, “superou o vínculo, então mantido, que destinava os ministérios de leitor e acólito apenas aos homens e providenciou a inclusão das mulheres nos ministérios leigos/batizados" e com o motu proprio Antiquum Ministerium, "doou à Igreja a figura do ministério instituído do Catequista".

Referindo-se à Semana Litúrgica Nacional, que acontecerá entre os dias 22 e 25 de agosto, a mensagem diz que o desejo do papa Francisco é que esta conferência "contribua para o aprofundamento teológico-litúrgico-pastoral da realidade ministerial, abrindo perspectivas a serem oferecidas ao discernimento pastoral da comunidade eclesial”.

“A própria visão da Igreja como um mistério da comunhão e uma consideração mais sensível da presença e ação do Espírito Santo contribuíram para evidenciar o papel dos leigos na comunidade eclesial”, diz a mensagem.

A mensagem fala sobre a importância de “não fazer confusão entre o sacerdócio comum e o sacerdócio ministerial, interpretando arbitrariamente os conceitos de ‘suplência’ e ‘clericalização’, correndo o risco de criar uma estrutura eclesial de serviço paralela à fundada sobre o Sacramento da Ordem”.

No final da mensagem, o papa Francisco oferece suas orações “invocando a proteção materna da Virgem Mãe da Igreja”.

Confira também: