A Santa Sé publicou hoje (23), o logotipo e o lema da viagem do papa Francisco ao Cazaquistão, que acontecerá de 13 a 15 de setembro.

O logotipo mostra uma pomba com um ramo de oliveira. As asas da pomba são formadas por duas mãos unidas simbolizando as dos mensageiros da paz e da unidade.

O coração que fica dentro das asas representa o amor, fruto da compreensão mútua, cooperação e diálogo. O ramo de oliveira é representado com uma imagem ornamental típica do Cazaquistão.

Ao fundo da imagem há um shanyrak desenhado, elemento central do brasão nacional do Cazaquistão que representa a parte superior da cúpula de uma yurta, casa tradicional do país. O shanyrak simboliza o bem-estar da família, paz e tranquilidade.

As cores usadas são o azul claro e o amarelo da bandeira do Cazaquistão, e o amarelo e o branco da bandeira do Vaticano. O verde do ramo simboliza a esperança.

O lema da viagem é "Mensageiros de paz e de unidade" e está escrito na parte superior na língua cazaque e na parte inferior em russo.

A Santa Sé confirmou em 1º de agosto que o papa Francisco visitará o Cazaquistão, país da Ásia Central e ex-república soviética, em setembro para participar de um encontro inter-religioso que acontecerá na cidade de Nur-Sultan.

O Cazaquistão foi proposto como local neutro para um encontro entre o papa Francisco e o patriarca ortodoxo Kirill de Moscou. Ainda não foi anunciado se haverá esse encontro.

Confira também: