O papa Francisco disse ontem (21) que acompanha “com preocupação e tristeza” a situação na Nicarágua, onde um bispo foi preso e padres estão sendo perseguidos pela ditadura do presidente Daniel Ortega, ex-guerrilheiro que soma 29 anos no poder do país.

“Acompanho de perto com preocupação e tristeza a situação que se criou na Nicarágua, que envolve pessoas e instituições. Gostaria de expressar minha convicção e minha esperança de que, por meio de um diálogo aberto e sincero, se possam encontrar as bases para uma convivência respeitosa e pacífica”, disse o papa Francisco às doze mil pessoas reunidas na praça de São Pedro para a oração do Ângelus.

“Peçamos ao Senhor, por intercessão da Puríssima, para que inspire esta vontade concreta no coração de todos”, disse Francisco.

A crise na Nicarágua se agravou nos últimos dias com o sequestro do bispo de Matagalpa, dom Rolando Álvarez. Na sexta-feira (19), quando a Polícia invadiu a cúria episcopal de Matagalpa de madrugada para levar o bispo, junto com os padres, seminaristas e um leigo que o acompanhavam.

Desde 4 de agosto a cúria episcopal estava cercada pela polícia mantendo o bispo e um grupo de padres, seminaristas e leigos trancados e incomunicáveis ​​, na quinta-feira (18), eles já estavam ficando sem comida.

Confira também: