Todos os anos, o Círio de Nazaré, em Belém (PA), é precedido por uma preparação espiritual, a peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, com voluntários que visitam casas e empresas da capital paraense. No próximo dia 28 de agosto, acontecerá um encontro de formação para pessoas que queiram trabalhar como dirigentes de peregrinações. A expectativa é que cerca de 2 mil pessoas participem.

A peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi criada em 1972, pelo então pároco da basílica santuário de Nazaré, padre Giovanni Incampo, a fim de melhorar a preparação espiritual dos devotos para o Círio de Nazaré, que acontece anualmente na segunda semana de outubro. A ideia surgiu após a visita do redentorista padre Daniel Tamaccia, que tinha experimentado a eficácia da peregrinação na região Sul do Brasil. Padre Tamaccia sugeriu ao padre Incampo que fizesse uma preparação, um mês antes da procissão do Círio.

Padre Incampo, então, preparou um esquema de orações para que as pessoas se orientassem durante as peregrinações. Foram providenciadas 300 imagens de Nossa Senhora de Nazaré para serem distribuídas aos leigos que trabalhavam na basílica e que formavam os grupos evangelizadores. Cada grupo se comprometeu a visitar cerca de 30 famílias. Logo no primeiro ano, durante os 30 dias de peregrinação, cerca de 9 mil residências foram visitadas.

A nova programação funcionou tão bem que, no ano seguinte, outras paróquias de Belém também pediram para realizar as peregrinações. Atualmente, igrejas de vários municípios do Pará se envolvem nesse processo de evangelização. “Cinquenta anos depois da primeira peregrinação nas residências, os grupos de evangelização se multiplicaram tanto que, atualmente, mais de 2 mil dirigentes participam das peregrinações e aproximadamente 120 mil residências são visitadas durante o período”, disse o diretor de evangelização da Festa de Nazaré, Jorge Xerfan.

No encontro do próximo dia 28, intitulado “Manhã de Formação de Dirigentes de Peregrinação”, os voluntários serão informados sobre como usar o Livro das Peregrinações, quais comunidades receberão a visita de imagens da santa, além de receberem explicações sobre os temas de cada um dos nove encontros que formam o ciclo de peregrinação das imagens.

A formação será ministrada por padre João Paulo Dantas, orientador e revisor do livro das peregrinações, com missa de encerramento celebrada pelo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa. O evento acontecerá na sede campestre da Assembleia Paraense, a partir das 8h30.

“Os encontros marcam a contagem regressiva para a festa do segundo domingo de outubro e este evento é fundamental para a realização das peregrinações”, afirmou Xerfan.

As peregrinações começam após o Dia do Mandato, quando são abençoadas as imagens dos devotos. Neste ano, esta o Dia do Mandato será 29 de agosto, com missas de envio na basílica santuário de Nazaré. Os devotos podem levar suas imagens de Nossa Senhora de Nazaré para serem abençoadas nas celebrações das 7h, 8h30, 12h e 18h.

Confira também: