O sacrário da paróquia de Santa Maria Reparadora de Santander, Espanha, foi profanado e os assaltantes levaram um cibório com hóstias consagradas.

Segundo confirmou a diocese de Santander e o Corpo Nacional de Polícia, na tarde desta terça-feira (16), dois indivíduos não identificados profanaram o templo.

Segundo a diocese, ao menos um paroquiano que presenciou os acontecimentos disse que as duas pessoas teriam entrado no templo, que fica em uma rua central de Santander, entre 15h10 e 15h45.

Os indivíduos foram ao sacrário, abriram-no "e levaram o que estava lá, o cibório com as hóstias" e o viril de um ostensório com o qual todas as tardes às 17h o Santíssimo Sacramento é exposto para adoração dos fiéis.

O porta-voz da diocese de Santander, padre Antonio Arribas, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que o roubo foi denunciado e que a Polícia Nacional tem as imagens das câmeras de segurança.

Agentes do Corpo Nacional de Polícia que foram ao local também recolheram impressões digitais para tentar identificar os suspeitos.

No início da tarde de quarta-feira (17), nenhuma prisão havia sido feita, embora estejam sendo feitas as devidas investigações para esclarecer os fatos, de acordo com as informações fornecidas à ACI Prensa pelo Quartel Superior da Polícia de Cantábria.

Corrente de oração e desagravo nas redes

Poucas horas depois, um paroquiano divulgou a profanação no Twitter, lamentando que “levaram o Senhor” e implorando aos usuários que façam atos de desagravo.

 

Alguns internautas reagiram ao pedido com os louvores de “Bendito seja Deus” que são rezados toda vez que o Santíssimo Sacramento é exposto e rezando “por todos aqueles que não creem, não esperam, não adoram e não Te amam”.