Um grupo de homens armados atacou duas igrejas e matou a tiros um padre da diocese de Kikwit, na República Democrática do Congo, no início deste mês.

Em 7 de agosto, o padre Godefroid Pembele Mandon, pároco de São José Mukasa, morreu no Hospital Olive Lembe Kabila em Nsele, depois de ter sido baleado na noite anterior por “criminosos” armados que atacaram a igreja.

Pembele “resistiu ferozmente a seus agressores e foi baleado à queima-roupa no ombro por esses bandidos que fugiram com mercadorias e uma quantia não revelada em dinheiro”, disse o vigário-geral da diocese de Kikwit, padre Kimwanga, num comunicado citado pela ACI África, agência do Grupo ACI.

No comunicado, o padre Francisco comunicou a “profunda tristeza” do bispo de Kikwit, dom Timothée Bodika Mansiyai, pela morte do padre, e compartilhou seu apelo para que os fiéis se unam em oração pela alma do padre morto.

Segundo a agência Fides, serviço noticioso das Pontifícias Obras Missionárias, fontes locais informaram que criminosos armados também atacaram outra paróquia da diocese de Kikwit e “atacaram mulheres que se preparavam para a primeira missa de um novo padre”.

Num relatório policial datado de 9 de agosto, o superintendente Odon Kashala disse que capturou os suspeitos do crime, incluindo o primo do padre Pembele.

“O primeiro suspeito que prendemos foi o primo do padre morto. As outras pessoas que prendemos ainda estão sob investigação. Não podemos dar mais detalhes, porque ainda estamos investigando", disse o policial.

"Nós realmente temos que trabalhar duro para descobrir o que aconteceu e quem fez isso", acrescentou.

Thesky Mayoko, líder local da diocese, manifestou sua solidariedade com “a dor de toda a comunidade cristã católica de Kikwit” e “condenou fortemente esta barbárie que atualmente prevalece na cidade”, informa a Fides.

Mayoko fez um "chamado às autoridades políticas e administrativas (...) para que abram um inquérito judicial para localizar todos os autores deste crime, para que respondam por seus atos criminosos no tribunal".

Confira também: