A polícia da Nicarágua foi hoje (16) à paróquia Santa Lucía, diocese de Matagalpa, para prender o pároco, padre Vicente Martín. Por causa do cerco policial, o vigário paroquial, padre Sebastián López, celebrou missa do lado de fora da igreja.

ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, entrou em contato com um paroquiano que preferiu manter o anonimato disse que a polícia chegou à igreja às 5h55 (hora local), e na tarde do dia anterior já tinha estado lá.

“Para cuidar do pároco, o vigário paroquial, padre Sebastián López, saiu e disse que o padre Vicente não estava na igreja”, disse a pessoa.

A polícia ficou do lado de fora esperando o pároco.

Segundo a fonte, às 6h30 da manhã os sinos tocaram para a missa. Um grupo grande de fiéis apareceu. "As portas não foram abertas porque se abrissem, a polícia entraria", disse a fonte.

O padre López celebrou a missa improvisando o altar com uma mesa do lado de fora do templo, enquanto os fiéis participaram da celebração atrás das grades da igreja, onde estava a polícia junto com a tropa de choque que chegou depois.

“Tinha muita gente chorando, muita gente rezando. Muitos disseram 'não estão sozinhos'", disse a fonte.

O novo ataque do governo do presidente Daniel Ortega contra a Igreja se soma aos ataques sofridos por outros três padres no domingo (14); e à prisão do bispo de Matagalpa, dom Rolando Álvarez, detido na cúria episcopal desde o dia 4.

A casa do bispo de Matagalpa, dom Rolando Álvarez, está cercada pela polícia e é sobrevoada por drones.

O bispo está impedido de sair da cúria diocesana junto com cinco padres, dois seminaristas e três leigos.

Confira também: