O Jardim dos Apóstolos, no Getsêmani, em Jerusalém, foi palco de uma vigília mariana na qual dezenas de fiéis celebraram a festa da Assunção de Maria carregando a imagem de Nossa Senhora dormindo na cama com um travesseiro.

As leituras, reflexões, cantos e orações foram celebradas pelo custódio da Terra Santa, padre Francesco Patton, e aconteceram na noite de 14 de agosto em torno de uma imagem de Maria deitada em sua cama, como se estivesse dormindo.

Alguns chamam esta representação mariana como a Virgem da Dormição (dormitio) ou também como a Virgem do Trânsito para o Céu.

Depois, todos foram em procissão à basílica do Getsêmani. Os franciscanos carregavam o andor de Maria, enquanto os fiéis levavam velas acesas.

No templo, o custódio da Terra Santa incensou a imagem e colocou pétalas de rosas brancas sobre ela. Os fiéis prestaram homenagem à Santíssima Virgem.

No dia seguinte, 15 de agosto, foi celebrada uma missa solene em italiano, na basílica do Getsêmani, e a segunda leitura foi lida em espanhol. Ao pé do altar havia agora uma grande imagem da Virgem Assunta.

Durante a homilia, frei Patton destacou que “o Vale do Getsêmani, o Monte das Oliveiras estão cheios de cemitérios e túmulos. Alguns são túmulos venerados, outros são túmulos esquecidos.”

“No vale do Getsêmani há também um túmulo vazio que é especial para nós, o túmulo de Maria”, destacou.

Ele disse que este é o outro túmulo vazio presente em Jerusalém, além do de Cristo.

“Quando contemplamos a Bem-Aventurada Virgem Maria elevada ao céu em alma e corpo, contemplamos o fato de que Jesus ressuscitado queria que sua mãe participasse primeiro e plenamente do mistério de sua ressurreição”, disse Patton. "Esta solenidade mariana nos lembra de compreender o valor de toda a nossa pessoa, não apenas o componente espiritual que chamamos de alma, mas também o componente material e concreto de nós mesmos que chamamos de corpo".

“Nesta festa, o valor do nosso corpo é vivenciado de forma especial, feito para participar da glória da vida divina”, destacou.

No final da missa e entre cantos a Nossa Senhora, uma pequena imagem de Maria Assunta saiu em procissão ao redor da basílica. No final, todos voltaram ao templo e receberam a bênção solene do custódio da Terra Santa.

Confira também: