A Political Network for Values, rede internacional que reúne líderes políticos que defendem valores fundamentais, pediu à Organização dos Estados Americanos (OEA) "uma postura mais enérgica e uma articulação mais firme e efetiva" contra a perseguição à Igreja Católica na Nicarágua.

Em nota publicada ontem (11), a rede condenou "a perseguição que o ditador Daniel Ortega faz contra a Igreja Católica na Nicarágua" e que piorou nas últimas semanas contra a diocese de Matagalpa, cujo bispo, dom Ronaldo Álvarez, quer exilar.

Os líderes internacionais lembraram que a polícia nicaraguense sitiou dom Álvarez na casa paroquial e o impediu de sair para "celebrar para o povo". Hoje faz nove dias que Álvarez está cercado na sede diocesana.

“Nos últimos quatro anos, a ditadura sandinista perpetrou mais de 250 ataques contra católicos: expulsou o núncio Waldemar Stanislaw Sommertag; exilou Silvio José Báez, bispo auxiliar de Manágua, e vários padres”, dissea rede.

A ditadura de Ortega mantém preso o padre Manuel García desde o final de junho, expulsou as Missionárias da Caridade, “fecharam emissoras de rádio, atacaram e ameaçaram de morte sacerdotes e fiéis; templos foram atacados, profanados e queimados. Tudo, porque a Igreja não cedeu ao regime”, disse a Political Network for Values.

A rede denunciou que na Nicarágua não há liberdade de imprensa "e os direitos humanos são sistematicamente violados", com eleições "fraudulentas", dezenas de opositores presos, mais de mil organizações de cidadãos fechadas e mais de 500 mortos "em atos de repressão desde 2018”.

Por isso, a Political Network for Values pediu “à Organização dos Estados Americanos (OEA) e seu Sistema de Direitos Humanos – Comissão Interamericana de Direitos Humanos – uma posição mais enérgica e uma articulação mais firme e efetiva”.

“Oferecemos todo o nosso apoio aos políticos que integram a nossa rede na Nicarágua, bem como a todos os nossos amigos e aliados que, na linha da frente, defendem as liberdades fundamentais neste momento negro do seu país”, conclui a Political Network for Values.

Confira também: