O servo de Deus padre Vítor Coelho de Almeida, conhecido como “Apóstolo de Aparecida”, é agora venerável. O título foi atribuído na sexta-feira (6) reconhecendo a prática das virtudes heroicas do sacerdote.

“Padre Vítor Coelho de Almeida, missionário redentorista, sanitarista do brasil, o Apóstolo do Rádio, o catequista da nossa pátria, é agora Venerável. E só temos a dizer: graças a Deus”, disse dom Darci José Nicioli, arcebispo de Diamantina (MG).

Padre Vítor Coelho de Almeida nasceu em Sacramento (MG) no dia 22 de setembro de 1899, e foi ordenado sacerdote na Congregação do Santíssimo Redentor em 1923. Seus primeiros anos de sacerdócio foi dedicado à Catequese e a pregação das Santas Missões. Ele também foi um grande animador vocacional, tendo encaminhado diversos jovens ao Seminário. De 1941 a 1948 teve tuberculose e foi internado no Sanatório Divina Providência, em Campos do Jordão (SP), onde fez seu forte apostolado entre os doentes.

Recuperada, padre Vitor foi transferido para Aparecida (SP) em 1948. Em 1951 passou a se dedicar à Rádio Aparecida. Além disso, fundou o Clube dos Sócios, em Aparecida que contava com apoio dos leigos para construir a missão da evangelização e devoção à Nossa Senhora Aparecida.

Padre Vítor Coelho de Almeida morreu no dia 21 de julho de 1987, aos 87 anos. Ele está sepultado no Memorial Redentorista de Aparecida, localizado ao lado da Basílica Histórica.

Para dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida (SP), “é uma grande graça para nós, brasileiros, esta notícia”. “É uma alegria, mas muito mais uma ação de graças, porque está se confirmando a santidade dele. E nós então, com essa alegria, vamos também buscando mais santidade em nós mesmos”, ressaltou o arcebispo de Aparecida.

O processo de beatificação do padre Vítor foi oficialmente aberto em 12 de outubro de 1998, quando o padre recebeu o título de Servo de Deus.

A próxima etapa é a beatificação, para a qual é necessário o reconhecimento de um milagre. “A Causa continua e já estamos na expectativa da aprovação do seu primeiro milagre, que ocorreu em Ribeirão Preto. Portanto, o processo vai ser ainda considerado com respeito ao milagre, mas já é uma grande conquista”, disse dom Darci.

 

Confira também: