“Um dos piores inimigos da unidade da Igreja e dos episcopados é a ideologia”, disse Francisco no encontro privado com os membros da Companhia de Jesus na sexta-feira, 29 de julho, na sede da arquidiocese de Quebec, Canadá.

“Só sei que um dos piores inimigos da unidade da Igreja e dos episcopados é a ideologia. Então vamos continuar com este processo em andamento. Gosto do lema da viagem, que o diz claramente: ‘Marcher ensemble'. Caminhar, mas juntos”, disse o papa na conversa publicada hoje (4) pela revista Civilità Cattolica.

Francisco citou um ditado: "se quiser ir rápido, vá sozinho, mas se quiser ir seguro, vá acompanhado".

O papa falou sobre a unidade dos bispos no Canadá e acrescentou que “quando um episcopado está unido, ele pode enfrentar bem os desafios que se apresentam. Sou testemunha do que vi.”

Falando sobre a viagem apostólica ao Canadá, Francisco disse “’quero sublinhar isto: se tudo está indo bem, não é por causa da minha visita. Sou apenas a cereja no bolo. São os bispos que fizeram tudo com sua unidade”.

“Estes são os milagres que podem ser realizados quando a Igreja está unida. E vi uma familiaridade entre os bispos e os indígenas”, concluiu Francisco no diálogo com os jesuítas no Canadá.

Unidade de bispos canadenses

Durante a Audiência Geral de ontem (3), o papa Francisco também destacou a unidade do episcopado no Canadá e agradeceu pelo testemunho.

“E desejo agradecer sobretudo aos bispos pela unidade do episcopado: a realização dos objetivos da Viagem foi possível porque os Bispos estavam unidos, e onde há unidade é possível progredir. Por isso, gostaria de realçar isto e agradecer aos Bispos do Canadá por esta unidade”, disse o papa aos fiéis reunidos na Sala Paulo VI do Vaticano.

Confira também: