“Aceitando o convite das autoridades civis e eclesiais, o papa Francisco fará a anunciada Viagem Apostólica ao Cazaquistão de 13 a 15 de setembro deste ano, visitando a cidade de Nursultan, por ocasião do VII Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais”, informou hoje (1º) o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

O Cazaquistão foi proposto como um possível país que poderia servir como um local neutro para um novo encontro entre o papa Francisco e o patriarca ortodoxo Kirill de Moscou.

Segundo informou a imprensa local em abril de 2022, o presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, anunciou esta possível visita papal após uma videochamada com Francisco.

Na entrevista coletiva durante o voo de volta do Canadá a Roma, o papa respondeu sobre possíveis viagens ao Cazaquistão e à Ucrânia: “eu disse que gostaria de ir à Ucrânia. Vamos ver agora o que eu encontro quando chego em casa. No Cazaquistão no momento eu gostaria de ir, é uma viagem tranquila, sem muito movimento, é um congresso de religiões”.

"Eu tenho toda a boa vontade, mas vamos ver o que diz a perna", disse Francisco no sábado (30).

O papa Francisco adiou uma visita à África este ano por motivos de saúde, na qual iria às cidades de Kinshasa e Goma, República Democrática do Congo, de 2 a 5 de julho e Juba, capital do Sudão do Sul, de 5 a 7 de julho.

Depois, Francisco viajou ao Canadá de 24 a 30 de julho, onde visitou as cidades de Edmonton, Quebec e Iqaluit, onde se encontrou com membros de grupos indígenas canadenses, sobreviventes de abusos em escolas residenciais.

Confira também: