As Filhas da Caridade de Santa Teresa de Calcutá estão avaliando a possibilidade de abrir uma missão na diocese de Tilarán-Liberia, no noroeste da Costa Rica, para ajudar moradores de rua e famílias necessitadas.

Segundo artigo divulgado pela Conferência Episcopal da Costa Rica, a proposta partiu do bispo de Tilarán-Liberia, dom Manuel Eugenio Salazar Mora, que no dia 6 de julho se ajoelhou para saudar a superiora das freiras expulsas da Nicarágua pelo regime de Daniel Ortega.

“Quando as freiras foram expulsas da Nicarágua, perderam todos os seus bens e nós as recebemos na fronteira. Então, propus-lhes a criação de uma fundação, em Cañas, assunto que teve eco nelas”, disse dom Salazar.

“Após as negociações, contamos com o projeto, já conversado, mas, ainda assim, não assinamos o respectivo contrato. Rezemos para que se concretize”, acrescentou.

O bispo disse que agora o processo está nas mãos da superiora geral da congregação, que deve avaliar a proposta. Se o projeto for aprovado, será possível dar continuidade aos demais procedimentos legais.

As Filhas de Santa Teresa de Calcutá visitaram o Centro de Catequese no dia 26 de julho, no bairro Kenedy de Cañas, para avaliar a infraestrutura como sua possível casa de missão.

Anteriormente, as freiras já haviam percorrido a área para conhecer a realidade dos necessitados da região.

Madre Agnecita, responsável pelas 13 casas da congregação na América Central, destacou que estão felizes porque em Cañas vão visitar famílias pobres, “ajudar o padre Harvey Flores —pároco no centro de Cañas— com os sacramentos, ensinar às crianças da catequese, visitar os idosos e lhes levaar a comunhão para a vida espiritual”.

"Mais tarde, veremos se podemos ajudar os sem-teto com alimentos e sua parte espiritual", disse.

Segundo a conferência episcopal, a nova casa de missão contaria com algumas freiras provenientes da missão fechada da Nicarágua.

Confira também: