Em uma carta publicada por ocasião do Dia Mundial de Combate a AIDS, o Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde, Cardeal Javier Lozano Barragán, destacou que as estatísticas evidenciam que uma campanha baseada no preservativo fracassou no esforço por frear a AIDS no mundo.

O Cardeal lamentou no documento que o aumento nos casos de contágio do HIV/AIDS "se veja favorecido abundantemente por uma espécie de cultura pansexual que tira o valor da sexualidade, reduzindo-a a um simples prazer, sem lhe dar um alcance mais elevado".

A mensagem faz um chamado para que a prevenção radical desta epidemia se assuma com uma correta concepção e prática da sexualidade, exclusivamente dentro do matrimônio conformado entre homem e mulher.

O texto destacou a preocupação da Igreja Católica pela expansão do vírus e expressou a disposição da Igreja de unir-se a instituições e organizações nacionais e internacionais para colaborar em uma ação conjunta.

"Frente à difícil situação sócio-política, cultural e econômica em que se encontram muitos países", acrescentou o Cardeal, é preciso "'reformar leis que não consideram suficientemente a igual distribuição das condições de saúde para todos".

O Cardeal explicou também que a Igreja "continua dando sua contribuição tanto na prevenção como no auxílio aos doentes e suas famílias, no plano médico-assistencial, social, espiritual e pastoral"; e lembrou que 26,7 por cento dos centros para cuidados são católicos".

A carta inclui um urgente chamado às comunidades cristãs para que "continuem promovendo a estabilidade da família e a educação de seus filhos no reto entendimento da atividade sexual, como dom de Deus para uma entrega amorosamente plena e fecunda".

O íntegra da carta se encontra em: http://www.aciprensa.com/Docum/sida05.htm