O Bispo de Caacupé, Dom. Claudio Giménez, explicou os diversos desafios pastorais da diocese de Caacupé e a necessidade de que, do Santuário da Padroeira do Paraguai, consigam "inquietar todo nosso povo", como evidência de ser este um "lugar privilegiado de evangelização e conversão".

Em uma entrevista concedida ao jornal Última Hora do Paraguai, o Prelado informou que a Conferência Episcopal Paraguaia (CEP) dispôs que as pregações deste novo ano litúrgico girem sob o lema "Jesus Cristo, profeta e mestre, ensinai-nos a verdade".

A missão profética do Senhor, acrescentou o Prelado, também repercute na Igreja, que "adquire a função específica de transmitir o Evangelho com valentia, anunciando a Boa Nova, mas também denunciando todos os males que dificultam a construção do Reino de Deus".

O Prelado acrescentou que a mensagem da Igreja deve prever a "existência de uma realidade", posto que não se "pode fazer um anúncio para os anjos, mas sim para seres humanos que vivem em um lugar e uma época".

Assim, referindo-se à pastoral desenvolvida no Santuário, Dom Giménez reconheceu a necessidade de um trabalho mais "efetivo e incisivo" que ajude aos peregrinos a não só "cumprir uma promessa mas também se sintam tocados pela Palavra de Deus" e descubram a "necessidade de mudar e ajudar a mudar seu entorno".