O papa Francisco ganhou um capacete de guerra do jornalista espanhol David Beriain, morto em abril de 2021 aos 43 anos durante uma investigação sobre caça ilegal em Burkina Faso.

Durante o voo com destino ao Canadá, a jornalista da Agência EFE, Cristina Cabrejas, entregou ao papa o capacete que o repórter usava em suas reportagens.

David Beriain fundou uma produtora audiovisual em 2012 chamada “93 metros”. A jornalista Cabrejas contou para o papa o siginficado do nome da produtora.

Os 9.300 centímetros correspondem à distância exata entre a casa da avó de Beriain e o banco da igreja onde ela ia com frequência para rezar e receber os sacramentos na cidade dela.

Beriain estudou na Universidade de Navarra e desde jovem se viu atraído pela reportagem de guerra. Ele morreu por não deixar abandonado um de seus companheiros, que ficou ferido em um tiroteio.

Os terroristas da Frente de apoio para o Islã e os Muçulmanos (JNIM) os surpreenderam no parque nacional de Arli de Burkina Fase, em 26 de abril de 2021. Beriain e o conservacionista irlandês Rory Young morreram ao ficar ao lado do cinegrafista Roberto Fraile.

Confira também: