"Nós valorizamos a sexualidade humana como algo muito importante mas a olhamos de uma visão do homem. Acreditam que a sexualidade está ligada ao amor", afirmou o Bispo de Posadas, Dom Juan Rubén Martínez, ao explicar a postura católica frente à educação sexual que se pretende estabelecer nas instituições educativas.

Em declarações reproduzidas pelo: Tierradeperiodistas.com, o Prelado indicou que "a imprensa consumista tem muito dinheiro e busca ridicularizar aquilo que não coincide com o que o consumismo define".

Este tipo de jornalismo, busca distorcer a postura eclesiástica dizendo que "a Igreja se opõe à educação sexual", acrescentou e destacou que "nos deixam mal e não nos deixam expressar o quão formoso nós podemos propor".

Para o Bispo há várias questões que devem ser levadas em consideração quando se pensa na sexualidade da pessoa, por exemplo a inteligência, a espiritualidade e a possibilidade de transcendência que o homem tem. Este tema é relevante tanto a formação dos educadores como os conteúdos e a metodologia de ensino. "Acreditamos que a sexualidade é importante, mas temos que ver como será encarada se quisermos educar sexualmente, é fundamental saber quem vai ensinar, o que e como irá fazê-lo", acrescentou.

Indicou que os primeiros responsáveis pela educação sexual são os pais porque o Estado não pode tirar autoritariamente esta responsabilidade das famílias. "queria passar rapidamente o tema para ser aprovado antes de 10 de dezembro e nós queremos que se tome a via democrática que se instale na sociedade, refletir, conversar, isto também não os agradou muito (às autoridades civis)", manifestou.

Do mesmo modo, lembrou que o amor é um dos valores principais na busca do respeito e o bem do outro, diferentemente da proposta do consumo que transforma as pesoas em objeto em função da estética. "Estas coisas aparecem distorcidas nas novelas, na televisão e as famílias não vivem alheias ao contexto. Muitas vezes não somos maduros para aproveitar toda a riqueza que a mídia poderia dar para melhorar as relações humanas de nossa sociedade", assinalou o Bispo.