Num encontro no qual participaram mais de 8 mil pessoas do Caminho Neocatecumenal dos EUA, muitos deles hispânicos, centenas de jovens e famílias ofereceram suas vidas a Deus para começar um caminho para o sacerdócio, a vida religiosa e a missão evangelizadora.

Segundo uma nota do Caminho Neocatecumenal, no evento que aconteceu na Domus Galilaeae, sede do movimento na Terra Santa no Monte das Bem-Aventuranças, houve um total de 250 homens que manifestaram a vontade de ser padres, 300 mulheres que manifestaram a vontade de ser religiosas e 200 famílias que se declararam dispostas a serem enviadas em missão para qualquer parte do mundo.

O evento vocacional, que aconteceu na terça-feira (19) e foi celebrado pelo patriarca latino de Jerusalém, dom Píerbattista Pizzaballa, lembrou também os seis anos da morte de Carmen Hernández, coiniciadora do Caminho Neocatecumenal.

Jovens no encontro na Terra Santa. Crédito: Caminho Neocatecumenal USA

Padre Armando Medina, vice-reitor da Domus Galilaeae, disse à EWTN Notícias que “esses meninos trazem a presença, o testemunho através da fé, da alegria, da paz”.

“Deus quer fazer muitos milagres em nós, nos nossos jovens e famílias, por isso estamos felizes por esta obra e por poder acolher estes jovens na Terra Santa”, disse.

Para uma colombiana que participava do evento, o que aconteceu foi “algo muito especial e muito grande porque podemos ver o amor de Deus refletido em tantas nacionalidades aqui reunidas, todas reunidas para celebrar o mesmo objetivo”.

Outro participante comentou que está na Terra Santa desde 7 de julho e que "tem sido uma experiência louca, também com coisas ruins, mas com a graça de Deus finalmente pude ver que tudo foi bom para mim".

Os jovens, divididos em grupos, também divulgaram a fé no Egito, Jordânia, Israel e Palestina. Muitos, diz a nota do Caminho Neocatecumenal, são filhos dos 2,5 mil membros do movimento que acompanharam são João Paulo II na Terra Santa no ano 2000.

Uma vista geral do evento na Terra Santa. Crédito: Caminho Neocatecumenal USA

Dizer sim a Jesus

Em suas palavras aos participantes, o patriarca destacou que “quando o amor a Jesus é forte em nós, podemos compreender o significado de ser pobre de coração, manso, de sofrer perseguição. E podemos ver a perseguição não como um objetivo na vida, mas como uma forma de dizer sim a Jesus”.

Pizzaballa alertou os jovens e as famílias sobre o risco de seguir Jesus e tentar agradar o mundo.

“O mundo nunca entenderá essa linguagem da fé. Temos que amar o mundo, mas não aceitar sua mentalidade. Só podemos mudar o que amamos e o amor muda as coisas", disse.

Depois de expressar sua alegria pelo encontro multitudinário, o primeiro depois da pandemia de coronavírus, Pizzaballa comentou que nestes dias "recebi belos ecos de nossas paróquias, comunidades, dos lugares santos, onde vi rios de jovens visitando e compartilhando, escutando, tudo um pouco louco, para depois estarmos sob esse sol também temos que ser meio malucos”.

“Porque para seguir Jesus precisamos de um pouco de loucura, então bem-vindos ao clube!” disse Pizzaballa.

O Patriarca de Jerusalém falando aos jovens da Terra Santa. Crédito: Caminho Neocatecumenal USA

Mais em

Ao concluir o evento, Pizzaballa abençoou especialmente aqueles que decidiram oferecer suas vidas a Deus.

No caso dos jovens, eles agora farão um tempo de discernimento em suas paróquias para ver se podem entrar para um seminário, um convento ou serem enviados como missionários.

Confira também: