O bispo de Savannah, Georgia, EUA, dom Stephen D. Parkes, de Savannah, anunciou que as missas na forma anterior à reforma do Concílio Vaticano II em sua diocese da Geórgia cessarão em maio de 2023 por orientação da Santa Sé.

O bispo disse que pediu permissão ao Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos para que as paróquias de sua diocese pudessem celebrar a missa de acordo com o Missal Romano de 1962 e recebeu uma resposta de Roma de que uma paróquia pode celebrar a missa semanalmente e três paróquias mensalmente até 20 de maio de 2023.

“Sou grato ao Dicastério por conceder as permissões acima para que as missas segundo o Missale Romanum de 1962 possam continuar a ser celebradas por mais um ano. Desde a minha nomeação como seu bispo estive presente nas missas celebradas com esse missal e reconheço a reverência e a beleza dessa liturgia”, escreveu Parkes em um comunicado. “Também estou ciente de que a eventual cessação dessas missas será difícil para muitos fiéis em nossa diocese. Por favor, saibam da minha preocupação pastoral por vocês.”

Parkes disse que a missa tradicional não será mais celebrada na catedral basílica de São João Batista em Savannah a partir de 7 de agosto, como parte da implementação das instruções da Santa Sé.

O anúncio do bispo da Geórgia ocorreu na sexta-feira (15) um dia antes do aniversário da promulgação do motu proprio Traditionis custodes com que o papa Francisco restringiu severamente a celebração da missa tradicional.

Confira também: