Hoje, 20 de julho, faz 53 anos que um homem pisou na lua pela primeira vez.

Os astronautas da missão Apolo XI tiveram com a Virgem da Lua, história que foi divulgada pela Agência Nacional de Aeronáuticaa e Espaço dos EUA (NASA. na sigla em inglês).

A pessoa que contribuiu para forjar esta relação foi o leigo Felipe Sánchez, que era secretário da Confraria da ‘Virgen de Luna’ (Virgem da Lua, em português) de Córdoba, e morreu em 1997.

Em entrevista à Rede COPE de rádios católicas da Espanha, Rafael Sánchez, filho de Felipe Sánchez, disse que o pai era um grande devoto da Virgem da Lua, padroeira de uma das localidades de Pozoblanco e Villanueva de Córdoba, Espanha, e trabalhava para difundir esta devoção.

"Meu pai era uma pessoa simples, um empregado de uma farmácia, ele não era o dono. (...) Sua prioridade era Nossa Senhora da Lua e levar a Virgem da Lua para todos os lugares. E trabalhava com dedicação por todas estas coisas”, contou Rafael.

Rafael disse à COPE que seu pai escreveu uma carta para os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collin, a apollo 11, "dando-lhes parabéns pela conquista alcançada".

"Com grande entusiasmo e com muita humildade, escreveu algumas cartas e enviou-as ao embaixador dos EUA na Espanha, pedindo-lhe que as enviasse à NASA e anexou algumas imagens da Virgem da Lua", destacou Rafael Sánchez.

As cartas foram escritas no final de julho de 1969 e chegaram à embaixada no início do mês de agosto do mesmo ano.

"A surpresa é que no final de setembro, chegou à casa um envelope da NASA contendo uma carta com as assinaturas originais dos astronautas Armstrong, Collins e Aldrin, agradecendo o gesto que teve para com eles de enviar aqueles santinhos da Virgem, confirmando que tinham recebido e, ao mesmo tempo, enviaram uma foto assinada e um cartão com a assinatura deles", explicou Rafael.

Estas cartas estão guardadas no Santuário da Jara, onde está Nossa Senhora da Lua, em Córdoba.

Rafael disse que estas cartas foram "o começo de uma história bonita", pois a troca de correspondências continuou com as seguintes missões espaciais e “consta que até o Apolo XVII, os astronautas enviaram uma carta assinada para o meu pai”, concluiu.

Virgem da Lua

No início do século XV, um humilde pastor de Pedroche encontrou uma imagem da Virgem Maria em um carvalho, na cidade de Navarredonda, perto de Villanueva de Córdoba e Pozoblanco.

A Confraria da Virgem da Lua diz em seu site que o pastor tentou várias vezes levar a imagem mariana para sua cidade, mas que a imagem sempre desaparecia e reaparecia na mesma árvore. Foi assim que o papa ordenou a construção de uma ermida no local, obra que, segundo a tradição, foi feita por uma mulher de Pedroche.

Segundo a Confraria, a imagem original não está disponível, pois “teve que ser substituída por outras” ao longo dos anos. No entanto, existem registros de doações de joias e andores para a Virgem da Lua datados do final do século XVI.

A imagem que existia no início do século XX, que teria sido esculpida no século XVIII, foi destruída durante a Guerra Civil Espanhola, entre 1936 e 1939. Em 1948, um artista local esculpiu uma nova imagem graças às doações dos fiéis.

A Confraria disse que o fervor pela Virgem da Lua nasceu "com caráter comunitário e supralocal" e que, ao longo dos anos, "as populações de Pozoblanco e Villanueva de Córdoba" se encarregaram de manter "sua devoção tradicional"

Esta devoção é muito querida pelos católicos locais, que dizem que alcançam graças por intercessão da Virgem da Lua em situações de necessidade, tempos de seca ou epidemias. Atualmente, existem ruas, escolas e até empresas com o seu nome.

Confira também:

Mais em