A diocese de Kafanchan, na Nigéria, pediu orações por dois padres que foram sequestrados na noite de sexta-feira (15).

Padre John Mark Cheitnum e padre Denatus Cleopas foram sequestrados por volta das 17h45 (hora local) em 15 de julho na paróquia Cristo Rei na cidade de Lere, estado de Kaduna.

“Que Jesus, crucificado na cruz, ouça nossas orações e apresse a libertação incondicional de seus sacerdotes e todas as outras pessoas sequestradas”, escreveu o chanceler da diocese de Kafanchan, padre Emmanuel Uchechukwu Okolo, num comunicado enviado à CNA, agência em inglês do grupo ACI.

Okolo disse que a diocese está pedindo às pessoas que rezem pela libertação rápida e segura dos padres sequestrados.

"Usaremos todos os meios legítimos para garantir sua libertação rápida e segura".

Pelo menos sete padres católicos foram sequestrados na Nigéria em julho, segundo dados compilados pela fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN).

O último sequestro eleva o total para 20 padres nigerianos sequestrados desde o início de 2022. Três dos padres foram mortos.

David Otto, diretor do Centro de Estudos Estratégicos e de Segurança na África, com sede em Genebra, na Suíça, disse à CNA que o consenso de seus especialistas em segurança é que a Igreja Católica está sendo atacada porque paga os altos valores de resgate pedidos pelos sequestradores, que às vezes são de até mais de US$ 200 mil.

O bispo de Ondo, dom Jude Arogundade, numa área do sudoeste da Nigéria onde homens armados mataram pelo menos 40 pessoas que assistiam a uma missa de Pentecostes em 4 de junho, acha que a Igreja do país é uma ameaça e um alvo dos pastores muçulmanos radicalizados do etnia Fulani, bem como de grupos terroristas islâmicos.

O estado de Kaduna, na Nigéria, em particular, foi descrito pela fundação de direitos humanos Christian Solidarity Worldwide, sediada no Reino Unido, como “um epicentro de sequestro e violência por atores não estatais”.

Um relatório de 2022 da Comissão de Liberdade Religiosa Internacional dos EUA cita seis ataques a igrejas no estado de Kaduna em 2021.

A Associação de Sacerdotes Católicos Diocesanos (NDCPA) convocou todos os padres a se unirem, a partir de segunda-feira (11) a uma semana extraordinária de oração e jejum, adoração eucarística e oração do terço.

Confira também: