O bispo americano Kevin C. Rhoades foi convidado no domingo passado a celebrar o sacramento da crisma para 99 nigerianos, em meio à onda de sequestros, mortes e violência contra cristãos na Nigéria.

“Através deste sacramento da crisma, esses jovens recebem uma efusão especial do Espírito Santo, capacitando-os a viver o Evangelho com convicção”, disse o bispo de Fort Wayne-South Bend, EUA, em 12 de julho, em sua conta do Facebook.

 

No domingo (10) o bispo fez a crisma dos 99 adolescentes na paróquia de São Francisco de Assis em Ozubulu, na diocese de Nnemi. O bispo local, dom Jonas Benson Okoye, assim como o padre Francis Chukwuma concelebraram a missa.

No final da cerimônia, os paroquianos presentearam o bispo americano com uma imagem de Nossa Senhora.

Rhoades viajou com o padre Francis Chukwuma às dioceses nigerianas de Awka e Nnewi, para assistir a algumas ordenações sacerdotais.

A Nigéria está enfrentando uma onda de violência por gangues armadas que frequentemente fazem assassinatos e sequestros por resgate, principalmente em comunidades rurais desprotegidas.

Desde 2009, quando surgiu o Boko Haram com o objetivo de transformar o país em um estado islâmico, a Nigéria vive um estado de insegurança.

O Boko Haram, um dos maiores grupos islâmicos da África, tem feito ataques terroristas indiscriminados contra vários alvos, incluindo grupos religiosos e políticos, assim como civis.

A situação de insegurança se complicou ainda mais pelo envolvimento de pastores Fulani predominantemente muçulmanos, também conhecidos como milícia Fulani, que atacam com frequência os agricultores cristãos.

Pelo menos 4.650 cristãos nigerianos foram mortos por sua fé em 2021 e quase 900 nos primeiros três meses de 2022.

A Nigéria é classificada como o sétimo pior país do mundo para ser cristão, de acordo com a ONG Portas Abertas. Algumas organizações humanitárias e especialistas até dizem que a perseguição de cristãos na nação mais populosa da África é genocídio.

Confira também: