Padre Bruno Costa, da Comunidade Canção Nova foi convidado a participar do Dicastério para a Comunicação, da Santa Sé. Ele ajudará na “ouvidoria” pelas redes sociais do Sínodo sobre a Sinodalidade convocado pelo papa Francisco em outubro de 2023. Costa será, junto com o padre Adriano Zandoná, representante de língua portuguesa na tarefa.

O sacerdote quer envolver toda a Comunidade Canção Nova. “O Papa quer nos ouvir”, disse.

Segundo o padre Bruno, foi dito a ele pela Santa Sé: “Queremos entrar nesse mundo digital, ouvir esse mundo digital, essa grande comunidade digital pra que a gente possa realmente melhor servir o povo de Deus”.

O sacerdote tem cerca de 475 mil seguidores em sua página no Instagram e faz postagens diárias em suas redes sociais. Depois de sua nomeação para o dicastério, ele começou a convidar as pessoas em sua conta no Instagram (@padrebrunocn): “A Igreja quer ouvir você”.

Na rede social, ele pôs à disposição o questionário elaborado pela Santa Sé. ‘As informações serão reunidas pelo Dicastério para a Comunicação para o Sínodo dos Bispos de 2023, e o prazo para reunir todas as respostas é até o final de julho”, disse o padre.

“O questionário não demora mais do que 15 minutos para ser respondido e, para participar, o internauta precisa indicar um e-mail e criar uma senha”, disse o sacerdote.

As respostas não serão divulgadas, e serão tratadas de maneira agregada e anônima, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). E em setembro, a Secretaria Geral do Sínodo apresentará o instrumento de trabalho com as contribuições recolhidas de todo mundo, inclusive dos ambientes digitais. A última fase do Sínodo, iniciado em 2021, será em outubro de 2023, quando os bispos de todo mundo estarão reunidos em Roma.

 

Confira também: