Em 24 de julho será o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos 2022. Todas as dioceses, paróquias e comunidades eclesiais devem a celebrar este Dia, cujo tema, escolhido pelo papa Francisco, é "Dão fruto mesmo na velhice" (Sl 92,15). Para o papa, o “projeto existencial” para os velho é ser “artífices da revolução da ternura”.

Às 10 horas (5h no horário de Brasília) de domingo, 24 de julho, dia em que o papa Francisco começa sua viagem ao Canadá, acontecerá na basílica de São Pedro uma celebração eucarística celebrada pelo cardeal Angelo De Donatis.

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que existem duas formas principais de participar do Dia, sugeridas pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida: celebrar a missa ou visitar os idosos sozinhos.

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida pôs à disposição das várias dioceses material e sugestões pastorais e litúrgicas, disponíveis no site do Dicastério.

Entre as recomendações, destaca-se a de visitar ou acompanhar velhos que vivem sozinhos. A Igreja vai conceder indulgência plenária a quem os visitar ou acompanhar perto do dia 24 de julho.

Segundo Francisco, “a visita aos idosos abandonados é uma obra de misericórdia do nosso tempo”.

“Durante o período de verão europeu, disse ele, muitas atividades são paralisadas e muitos idosos não saem de férias, mas permanecem na cidade, em nossos bairros e às vezes se sentem ainda mais abandonados”, destacou o cardeal Angelo de Donatis.

O papa Francisco estabeleceu em 2021 que este Dia seja celebrado todos os anos no quarto domingo de julho, perto da festa dos santos Joaquim e Ana, avós de Jesus.

Durante a viagem apostólica ao Canadá, o papa Francisco planeja visitar o Santuário de Sant’Ana e encontrar jovens e velhos numa escola primária em Iqaluit.

A intenção de oração que Francisco confiou a toda a Igreja através da Rede Mundial de Oração do Papa para este mês de julho é também pelos velhos.

Confira também: