Padre Carlos Ángel Martínez é um colombiano que foi ordenado recentemente no México. Sua história está marcada por uma doença que poderia tê-lo deixado paralisado e por ter vencido a covid depois de quase um mês internado no hospital.

O padre entrou na Legião de Cristo em novembro de 2004 na Colômbia, no centro vocacional de Medellín, onde permaneceu por três anos. Depois foi para o noviciado e depois foi promotor vocacional no norte da Itália.

Martínez estudou na Espanha e nos EUA. Chegou a Monterrey, México, para suas práticas apostólicas e retornou à Itália, desta vez a Roma, para colaborar na direção geral dos legionários.

Algum tempo atrás ele teve que se submeter a uma operação na qual contraiu uma infecção em uma das vértebras lombares de sua coluna. Depois de vários problemas por causa da infecção e depois de fazer mais quatro cirurgias, ele corria o risco de ficar paralisado.

Carlos Ángel voltou para Monterrey, onde ainda está fazendo tratamento para a coluna. Em maio de 2021 foi ordenado diácono pelo arcebispo de Monterrey e presidente da conferência do episcopado mexicano, dom Rogelio Cabrera.

“Deus o colocou a prova por causa da doença, mas você mesmo sabe que em Jesus você encontra luz e esperança, sabendo que com limitações ou sem elas você é um seguidor de Cristo”, disse-lhe arcebispo em sua ordenação, segundo uma nota do escritório de comunicação do Regnum Christi.

Uma semana depois da ordenação diaconal, Martínez ficou doente com covid, marcando para ele um tempo de “luta e oração”.

Num vídeo publicado no Instagram, o legionário de 31 anos explica que este tempo foi de “luta porque justo uma semana após a ordenação diaconal eu peguei a covid e isso me deixou muito mal. Fiquei quase um mês no hospital, prestes a ser entubado. Tive que investir muitos meses depois disso na recuperação”.

“Também afetou minhas costas, todo o tratamento que eu já vinha fazendo. Foi um período de luta muito complexo”, acrescentou.

Esta etapa, disse o padre Carlos Ángel, foi também “um período de forte oração, porque no meio destas limitações, na oração da liturgia das horas, pude encontrar algo muito concreto para viver o diaconato”.

Em 29 de junho de 2022, foi ordenado sacerdote por dom Juan Armando Pérez Talamantes, bispo auxiliar de Monterrey, na paróquia de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, em San Pedro Garza García, estado de Nuevo León.

“Carlos, pedimos ao Senhor que o logos divino, a palavra da verdade, esteja em seu coração, e que, ao ser chamado por Cristo para o serviço sacerdotal, você se comprometa a buscar sempre a verdade de Cristo Jesus, para comunicá-la aos seres humanos”, disse Talamantes em sua homilia.

No final da cerimônia que contou com a participação de seus pais, outros familiares e amigos, Carlos Ángel destacou a importância do seguimento de Cristo porque “quando o sacerdote perde essa atitude de vida, outros ideais começam a substituí-lo e tornam-se mais atrativos”.

“Eu diria que devemos nos concentrar em cultivar a atitude de seguimento de Cristo, com todos os perigos que isso pode implicar na sociedade de hoje”, concluiu.

Confira também: