A Santa Sé publicou hoje (8) um vídeo por ocasião dos nove anos da visita do papa Francisco a Lampedusa, ponto de chegada de muitos migrantes à Itália e em cujas águas muitos morrem, no qual convida as pessoas a responderem à pergunta sobre como ajudar migrantes e refugiados.

No vídeo, Francisco destaca que “a contribuição dos migrantes e refugiados é essencial para o crescimento social e econômico de nossas sociedades”.

“Eles possuem potencial pronto para se realizar. É preciso oferecer a eles oportunidades. Como podemos, na vossa opinião, favorecer o desenvolvimento deste potencial?”, perguntou o papa.

Entre as respostas que aparecem no vídeo, destaca-se que esse potencial pode ser ouvido e conhecido, “pondo em prática iniciativas que possam ajudar a descobri-lo, a desenvolvê-lo e colocá-lo à disposição dos outros”.

O vídeo mostra então o trabalho de Lucy, uma refugiada que fugiu da guerra no Sudão do Sul para o Quênia, ambos países da África, onde agora administra seu próprio negócio.

Uma nota da Santa Sé explica que qualquer pessoa pode responder à pergunta do papa enviando sua contribuição, com um pequeno vídeo ou foto, para media@migrants-refugees.va ou respondendo diretamente nas redes sociais da Seção Migrantes e Refugiados.

As respostas mais inspiradoras farão parte da campanha para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que será em setembro, sob o lema “Construindo o futuro com migrantes e refugiados”.

Confira também: