O Bispo de San Justo, Dom Baldomero Martini, exortou os fiéis a viver o tempo de Advento como tempo de "espera confiada, de graça e de conversão para a missão", porque só renovados poderemos "ser testemunhas de esperança" e capazes de "pôr em prática o mandamento novo do amor".

O Prelado lembrou que os cristãos têm o desafio de "ser construtores de um mundo mais justo", eqüitativo e evangélico, como resposta ao mandamento do amor que nos impulsiona a procurar para o próximo os bens espirituais e materiais.

Do mesmo modo, chamou a "denunciar as injustiças que afundam o homem na pobreza e levam à violação dos direitos humanos fundamentais".

Acrescentou que isto "vai nos acarretar grandes dificuldades, inimizades, incompreensões e por que não, perseguições". Entretanto, recordou que segundo o Papa João Paulo II, optar por Cristo é, "não poucas vezes (...), como um novo martírio: o martírio de quem, hoje como ontem, é chamado a ir contra a corrente para seguir ao Divino Mestre. Um martírio sem sangue, mas, ao final, martírio".

Finalmente, convidou a "uma intensa e fecunda oração" que junto a uma "participação da Eucaristia", leve-nos a "realizar gestos solidários de encontro e de amor com os irmãos mais necessitados material e espiritualmente".