O arcebispo de Chicago, EUA, cardeal Blase Cupich, rezou pelas vítimas do tiroteio ocorrido na segunda-feira (4), na cidade de Highland Park, estado de Illinois, e que deixou ao menos 6 mortos e mais de 30 feridos em um desfile pela independência dos Estados Unidos. "Uma tragédia indescritível", disse o cardeal.

“Unam-se a mim em oração pelas vítimas e seus entes queridos, que nunca imaginaram que uma celebração do 4 de julho pudesse se transformar em um campo de extermínio”, disse o cardeal num comunicado publicado no site da arquidiocese de Chicago.

“Vamos rezar também pela segurança dos socorristas enquanto buscam a pessoa responsável por esta tragédia. Eles correram corajosamente para o perigo para tratar as vítimas e proteger outros do dano”, disse.

De acordo com a CNN, a polícia de Highland Park anunciou que identificou Robert E. Crimo III, de 22 anos, como suspeito de ser o atirador, que estaria a bordo de um carro prata com placas do estado de Illinois. Ele está preso.

O ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, informou que um mexicano morreu no tiroteio e que outros dois mexicanos ficaram feridos.

Dos feridos, 26 foram levados para o Hospital NorthShore Highland Park e outros 5 foram levados para o Hospital NorthShore Evanston.

Segundo a Univisión, pelo menos 8 subúrbios cancelaram seus eventos de comemoração de 4 de julho pela independência dos EUA, enquanto Chicago anunciou que reforçará a segurança.

No comunicado, Cupich disse que as vítimas do tiroteio “tinham entre 8 e 85 anos de idade. As armas projetadas para destruir rapidamente corpos humanos não têm lugar na sociedade civil".

O cardeal também alertou que “a polícia de Chicago registrou pelo menos 55 feridos e 7 mortes desde sexta-feira (1º), e o fim de semana festivo ainda não acabou. A violência armada é agora a principal causa de morte entre as crianças americanas".

Depois de pedir um maior controle de armas no país, Cupich rezou para que "o Senhor da misericórdia abrace com amor aqueles que morreram, traga cura aos feridos, conforto aos seus entes queridos e coragem a todos nós para que possamos responder a esta tragédia unidos como filhos de Deus para construir um caminho de segurança e paz”, concluiu.

Confira também: