A Polícia Judiciária recuperou 40 obras de arte sacras roubadas de diversas igrejas e capelas do centro e norte de Portugal. As peças apreendidas foram avaliadas em cerca de 150 mil euros. A polícia disse que está em contato com a Igreja Católica para “o adequado procedimento de devolução das peças furtadas e a sua restituição aos locais de origem”.

Segundo a polícia, “a investigação em curso, relativa a fatos suscetíveis de configurar os crimes de furto qualificado e de receptação, visou essencialmente o desenvolvimento de ações de fiscalização, incidindo sobre leiloeiras, antiquários e receptadores suspeitos”.

Entre as peças recuperadas estão 18 imagens sacras, 12 coroas em prata, sete resplendores em prata, um quadro religioso, um turíbulo em prata e uma peanha de santo. Os objetos sacros foram encontrados em uma leiloaria e na casa de um suspeito de receptação.

A polícia informou que a investigação prossegue para a identificação de suspeitos de receptação e posterior transação das peças e também para a localização de outras obras de arte sacras roubadas.

Confira também: