Como é tradição todos os anos na Solenidade de São Pedro e São Paulo celebrada em 29 de junho, o papa Francisco abençoou o pálio dos arcebispos metropolitanos nomeados por ele no ano passado.

Nesta ocasião, por causa de seu problema no joelho, Francisco não entrou na basílica com a procissão, mas entrou antes em cadeira de rodas, depois com bengala, e ficou sentado a um lado do altar da Cátedra.

O papa abençoou o pálio, celebrou a liturgia da Palavra, fez a homilia e assistiu ao resto da missa, que foi celebrada pelo decano do Colégio Cardinalício, cardeal Giovanni Battista Re.

No início da missa, três diáconos rezaram diante do túmulo do apóstolo Pedro que fica sob o altar da cátedra, recolheram os 44 pálios e os levaram para o papa abençoar.

Após a bênção, Francisco entregou um em representação dos 44 novos arcebispos metropolitanos, muitos dos quais estavam presentes na basílica de São Pedro, e os cumprimentou no final da missa.

Na homilia, Francisco destacou a bela tradição da bênção dos pálios e explicou que "em comunhão com Pedro, são chamados a erguer-se depressa, não dormir, para ser sentinelas vigilantes do rebanho. Levanta-te para combater a boa batalha, nunca sozinhos, mas com todo o santo Povo fiel de Deus”.

“Como bons pastores devem estar à frente do povo, no meio do povo e atrás do povo, mas sempre com o santo povo fiel de Deus, porque fazem parte do santo povo fiel de Deus”, disse o papa.

Alguns cardeais que moram em Roma e uma delegação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla também participaram desta missa, a quem o papa agradeceu pela presença e destacou que "caminhamos juntos, porque só juntos, podemos ser semente de Evangelho e testemunhas de fraternidade".

O significado do pálio arcebispal

O pálio do arcebispo é a insígnia exclusiva dos arcebispos residenciais ou metropolitanos e recorda a unidade com o sucessor de Pedro. Trata-se de uma faixa de lã branca em forma de gola, adornada com seis cruzes de seda preta. É semelhante a uma estola e é usado como escapulário. É de pano branco, com cruzes, que é enviado pelo papa como distintivo de sua dignidade especial.

A lã significa a dureza da repreensão aos rebeldes; a cor branca, benevolência para com os humildes e penitentes. Quatro cruzes localizadas na frente e atrás, à direita e à esquerda, o que significa que o bispo deve ter vida, ciência, doutrina e poder. Relaciona-se também com as quatro virtudes cardeais: prudência, fortaleza, temperança e justiça. São da cor púrpura por causa da fé na Paixão de Cristo.

Os pálios abençoados hoje pelo papa serão entregues através dos núncios apostólicos que imporão, em nome do papa, o pálio na sede de cada arcebispo metropolitano.

Confira também: