O papa Francisco participou ontem (27) da audiência com os bispos brasileiros das regionais Norte 2 e Norte 3 que estão em visita ad limina usando uma bengala e sem cadeira de rodas, e disse que há três dias já consegue caminhar.

As últimas aparições públicas do papa Francisco mostram uma possível melhora do problema no joelho direito.

Depois de fazer uma infiltração por causa de uma forte dor no joelho que mal lhe permitia andar normalmente, o papa Francisco apareceu pela primeira vez em público com uma cadeira de rodas no dia 5 de maio.

Desde então, ele tem aparecido nessa cadeira de rodas em todas as audiências e atividades de sua agenda e, embora às vezes tenha sido visto andando de bengala, costumava ir a cada encontro empurrado pela cadeira de rodas.

No entanto, na audiência que teve ontem (27), com os membros do Caminho Neocatecumenal, o papa Francisco entrou apenas usando uma bengala que tem três pés para dar mais estabilidade, deixando de lado a cadeira de rodas.

Além disso, nesse mesmo dia, durante a visita Ad Limina dos bispos brasileiros ao Palácio Apostólico do Vaticano, Francisco disse que “há três dias que consigo caminhar”.

Segundo a imprensa italiana, o papa Francisco disse durante a abertura da Assembleia Geral da Conferência Episcopal Italiana que não queria fazer a cirurgia porque depois de sua última operação no cólon "ele teve consequências desagradáveis após a anestesia".

Em vez da operação, Francisco fez uma infiltração no joelho e fez repouso após a recomendação dos médicos, por isso a Santa Sé teve que cancelar a viagem ao Sudão do Sul e à República Democrática do Congo prevista para o início de julho.

Confira também: