“Tudo na Igreja, nada fora da Igreja. Esta é a espiritualidade que deve sempre nos acompanhar: pregar Jesus Cristo com a força do Espírito na Igreja e com a Igreja”, disse o papa Francisco hoje (27) ao receber membros do Caminho Neocatecumenal. “Ir sempre adiante com o bispo, sempre. É ele o chefe da Igreja, neste país, neste Estado”.

O “espírito missionário, de se deixar enviar, é uma inspiração para todos vocês. Agradeço-vos por isto e peço docilidade ao Espírito que vos envia, docilidade e obediência a Jesus Cristo em sua Igreja”, disse Francisco.

Segundo o papa, a comunidade que nasce do batismo é livre, pois é “uma nova Igreja; e devemos deixá-la crescer, ajudá-la a crescer à sua maneira, com sua própria cultura... É essa a história da evangelização”, disse.

Diante dos presentes na sala Paulo VI, o papa Francisco disse: “somos iguais na fé”, e com base nessa ideia ele lembrou as palavras do Credo, embora tenha dito que todos nós temos nossa “própria cultura”.

Segundo Francisco, “este trabalho, esta riqueza multicultural do Evangelho que nasce da pregação de Jesus Cristo e se torna cultura, é um pouco a história da Igreja: muitas culturas, mas o mesmo Evangelho”.

“Tantos povos, o mesmo Jesus Cristo. Tantas boas vontades, o mesmo Espírito. E a isso somos chamados: a ir adiante com o poder do Espírito, levando o Evangelho em nossos corações e em nossas mãos. O Evangelho de Jesus Cristo não é meu: pertence a Jesus Cristo. Adapta-se a diferentes culturas, mas é o mesmo”, concluiu o papa.

Confira também: