O 10º Encontro Mundial das Famílias começou ontem (22) em Roma e sua inauguração, que contou com a presença do papa Francisco, foi celebrada em grande estilo.

Milhares de famílias se reuniram na Sala Paulo VI, no Vaticano, para a abertura do evento, que se estenderá até domingo (26).

Cerca de 2 mil delegados de 120 países viajaram à Cidade Eterna para participar deste evento, que tem como tema "Amor em família: vocação e caminho de santidade".

Participou da abertura do evento Francesco Beltrame Quattrocchi, neto dos beatos Luigi e Maria Beltrame Quattrocchi, cujas relíquias foram expostas na Sala Paulo VI e outras poderão ser veneradas dentro da basílica de São Pedro durante a semana.

Os beatos Luigi e Maria Beltrame Quattrocchi são os padroeiros deste Encontro Mundial das Famílias. Eles são o primeiro casal beatificado da história da Igreja junto com seus quatro filhos: um padre diocesano, uma freira beneditina, um monge beneditino e uma venerável leiga.

Luigi e Maria estiveram casados por 45 anos, enfrentaram juntos duas guerras mundiais e promoveram as vocações de seus quatro filhos em meio às dificuldades que a Europa enfrentava. Foram beatificados por são João Paulo II, em 21 de outubro de 2001.

Seu neto, Francesco Beltrame, que foi adotado pela filha mais velha do casal, Enrichetta, lembrou seus avós e encorajou os jovens a "procurar continuamente e deixar-se surpreender pela beleza do mundo com constância e fé".

O neto da beata explicou as relíquias expostas, incluindo uma Bíblia que o casal lia juntos, o anel de noivado de Maria e uma imagem de Nossa Senhora de Pompeia, da quem Maria era muito devota.

Confira também: