Milhares de famílias de diversos países do mundo foram ao Vaticano participar da abertura do 10º Encontro Mundial das Famílias.

Entre eles estava a família de Francisco, Marta e seu filho Juan Antonio, da Colômbia. Depois de superar uma crise matrimonial, o casal viu qual era a sua missão: ajudar outros casais que passam pelas mesmas dificuldades.

“Este é o terceiro encontro de famílias do qual participamos. Depois da nossa experiência de crise matrimonial e depois do nosso reencontro e reconciliação no Senhor, sentimos o chamado do Senhor para trabalharmos pelas famílias e para nos formarmos”, disse Francisco à ACI Prensa, agência em espanhol do Grupo ACI.

“Como resultado dessa experiência, sentimos o chamado de nos formarmos em matéria de casamento e família, por nós mesmos e para nos colocarmos a serviço de outros casais”.

"Atualmente, trabalhamos com a coordenação arquidiocesana da família em Bogotá e conduzimos um programa para casais que estão começando, conduzindo um ciclo de acompanhamento de quatro anos para jovens casais, que foi precisamente onde tivemos a crise e o que vemos é que eles precisam de formação”, disse Marta.

Dom Marco Antonio Merchán Ladino, bispo de Velez, na Colômbia, também participou do evento. Ele contou que foi “nomeado pelo episcopado para liderar esta convenção de famílias. Graças a isso estamos vivendo esta maravilhosa oportunidade de poder participar deste encontro mundial. Veio um grupo de nove casais, alguns com seus filhos.

Dom Marco Antonio Merchán Ladino, bispo de Velez. Crédito: ACI Prensa

“Foi um momento muito especial, de muita preparação espiritual. A maioria deles queria conhecer Medjugorje e nós estivemos em peregrinação por quatro dias. Foi um momento de muita oração e adoração eucarística e de entrega das famílias da Colômbia nas mãos de Deus, em um momento um tanto crucial, porque no domingo passado também tivemos as eleições”, disse.

“Pedimos ao Senhor que abençoe este novo presidente de nosso país e o ilumine com sua sabedoria. Assumir essa missão não é fácil, mas sempre temos a ajuda de Deus. Foi realmente um momento muito bonito, com muita preparação e diálogo”.

Disse ainda que, ontem na Colômbia a maioria das dioceses estaria unida às 19h “em um terço nacional para o encontro e no próximo sábado terão a Santa Eucaristia como conclusão do encontro”.

Também participam do encontro 22 membros de uma mesma família de Valência, na Espanha. São os filhos e netos de Julián e Lola. Sua filha Loli contou que, como família, esperam "deixar-se levar" e assegurou: "Deus quis que estivéssemos aqui e espero que Deus toque o coração de cada um, tanto dos casais ​​como dos filhos, que de alguma forma têm o exemplo de que há algo que nos move por dentro e espero que essa chama cresça e se espalhe”.

Família Valência. Crédito: ACI Prensa

Esperanza e sua família chegaram à Roma de Antioquia, na Colômbia. Para eles, estarem no encontro "é uma grande bênção". “É uma experiência maravilhosa, um dos maiores presentes que o Senhor dá à nossa vida pessoal e à nossa vida em família.”

Esperanza com o marido e dois filhos, da Colômbia. Crédito: ACI Prensa

“Estar aqui é um compromisso muito grande, porque acho que na medida em que o Senhor nos dá, devemos dar o que recebemos. Portanto, estar aqui nos compromete a continuar trabalhando pelas famílias e para que outros conheçam o amor de Deus”.

Além disso, seu filho defendeu que “o encontro não termina aqui, temos que ver como toda essa informação pode ser replicada por cada um na volta”.

Glória e Alberto são de Pamplona, na ​​Espanha. É o primeiro Encontro das Famílias que participam e, poucos minutos após o início, garantiram que estavam "muito entusiasmados por ver que é um encontro internacional, que no final todas as famílias lutam pelo mesmo e que viemos de vários lugares".

Mais em

Glória, Alberto e padre Miguel. Crédito: ACI Prensa

“Temos que evangelizar através das famílias, porque a sociedade se transforma através da família”.

Marina e Alfredo chegaram a Roma vindos da diocese de Santo Domingo e Equador, representando a Conferência Episcopal Equatoriana. “Temos filhos, somos avós e é a segunda vez que Deus nos traz a um Encontro Mundial das Famílias. Temos grandes expectativas, a família é o centro de tudo e o casamento deve ser cuidado”, defendeu Alfredo.

Marina e Alfredo, do Equador. Crédito: ACI Prensa

“Acreditamos que o casamento, se for cuidado, protegido e compreendido, é para a vida toda. Esperamos ter as ferramentas para voltar ao Equador e divulgar o que já está claro na palavra de Deus. O casamento não vale só a pena, vale a vida”.

O colombiano Jaime é psicólogo e professor da Pontifícia Universidade Bolivariana de Medellín. Ele também é Diretor do Instituto de Família e Vida da cidade.

Jaime, da Colômbia. Crédito: ACI Prensa

“Dedico-me ao trabalho de pesquisa sobre família. Também tenho dois filhos com minha esposa Natalia, com quem convivo há 15 anos. Participamos como servidores dos encontros matrimoniais para ajudá-los nas crises e divulgar que ser pais e casar é um projeto viável”, contou.

Confira também: