O papa Francisco lamentou hoje (22) o assassinato de dois jesuítas e um leigo no México. Diante de fiéis reunidos na praça de São Pedro para a audiência geral, Francisco disse que "a violência não resolve os problemas, mas aumenta sofrimentos inúteis".

“Expresso meu pesar e consternação pelo assassinato, na segunda-feira, 20 de junho, no México, de dois religiosos irmãos meus jesuítas e de um leigo. Quantos assassinatos, no México! Faço-me próximo com carinho e oração à comunidade católica atingida por esta tragédia. Mais uma vez, repito que a violência não resolve os problemas, mas aumenta sofrimentos inúteis”, disse o papa.

Mortes no México

A Província Mexicana da Companhia de Jesus (Jesuítas) informou ontem (21) o assassinato de padre Javier Campos Morales e padre Joaquín César Mora Salazar dentro de uma igreja. Em comunicado oficial, os jesuítas informaram que o crime ocorreu na segunda-feira (20), "dentro do templo da comunidade de Cerocahui, Chihuahua”.

“Eventos como esses não são isolados. A serra tarahumara, como muitas outras regiões do país, enfrenta condições de violência e negligência que não foram revertidas. Todos os dias homens e mulheres são arbitrariamente privados de vida, como nossos irmãos foram assassinados hoje”, denunciaram os jesuítas.

Padre Ismael Bárcenas, S.J., contou que os padres "foram assassinados no contexto de violência que este país vive, ao tentarem defender um homem que se refugiava no templo e que estava sendo perseguido por uma pessoa armada".

O superior geral da Companhia de Jesus, padre Arturo Sosa, escreveu: “Es Estou chocado e triste com esta notícia. Meus pensamentos e orações estão com os jesuítas no México e suas famílias. Temos que acabar com a violência em nosso mundo e com tanto sofrimento desnecessário”.

Confira também: