Padre Francisco Javier “Patxi” Bronchalo, da diocese espanhola de Getafe, alertou que o novo filme Lightyear, que mostra a história de um relacionamento entre duas mulheres e um beijo lésbico, é cinema "a serviço da ideologia".

"Todo filme tem uma antropologia, uma visão de homens e mulheres, uma cosmovisão, uma visão do mundo e uma teologia, uma visão de Deus", disse Bronchalo à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI. "Neste caso, o cinema é usado, e mais ainda o cinema infantil, para inserir uma certa visão de mundo e antropologia e é usado um filme que muitos vão querer ver, porque é da saga Toy Story. Sabendo que muitos vão ver, aproveitam para colocar essas visões. No fundo, é o cinema e a cultura a serviço da ideologia”.

A ideologia de gênero considera que o sexo não é uma realidade, mas uma construção sociocultural, algo que diferentes governos tentam impor por meio da educação de crianças e jovens.

Essa ideologia, condenada em diferentes ocasiões pelo papa Francisco, é promovida com mais força em junho, que o lobby gay ou LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) chama de "mês do orgulho".

O filme foi duramente criticado, foi banido em 14 países e provocou a reação de instituições como Familia Equador que se opõem à sua projeção.

A produtora de Lightyear, Galyn Susman, disse à AFP que "fomos advertidos ​​de que esse seria um resultado provável", mas "não trocaríamos o filme que queríamos fazer por apenas alguns países com, por falta de um termo melhor, crenças retrógradas".

"Todos nós temos ideias diferentes sobre o que torna um filme aceitável para exibição em família", disse o produtora.

Em entrevista à agência Reuters em 14 de junho, o ator Chris Evans, que dubla Lightyear e é conhecido por seu papel como Capitão América, chamou as pessoas que criticaram o filme de "idiotas".

Diante disso, afirmou padre Bronchalo à ACI Prensa, “as famílias devem educar e ensinar quais conteúdos têm uma teologia adequada, uma visão adequada do mundo, de homens e mulheres”.

“É uma oportunidade de educar, de explicar quais conteúdos não são bons, como o de um ator chamando os críticos de idiotas, isso fala mal do ator”, disse o padre. "Com isso, Chris Evans só se retrata", concluiu.

Confira também: