O bispo emérito de Ji-Paraná (RO), dom Bruno Pedron, morreu na sexta-feira (17), aos 78 anos, por falência múltipla dos órgãos. Ele havia sido diagnosticado com câncer intestinal e estava internado desde 1º de junho em Campo Grande (MS).

“A diocese chora pela sua partida ao mesmo tempo que dá graças pela vida doada neste nosso chão”, afirmou a diocese de Ji-Paraná em nota de pesar.

“O lema episcopal de dom Bruno ‘Para que todos sejam um’ reforça a sua luta durante todos estes anos de dedicação à Igreja: a de que a união faz a força sempre. Feliz o povo que o teve como pastor. Sua presença e estímulo certamente ficarão marcados em seus corações”, expressou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Dom Bruno Pedron era natural de Torreglia, província de Padova, no norte da Itália. Nasceu em 3 de junho de 1944. Veio para o Brasil ainda jovem. Estudou Filosofia no Instituto Filosófico de São Vicente, em Campo Grande (MS), e Teologia no Instituto Pedagógico Salesiano Afiliato All’UPS Verona, em Saval, na Itália. Foi ordenado padre em 6 de abril de 1974, em sua cidade natal.

Em 1999, foi nomeado bispo de Jardim (MS). Recebeu a ordenação episcopal em 21 de maio daquele ano. Tomou posse como bispo coadjutor em 4 de julho e como titular em 5 de agosto. Em 2007, foi transferido para a diocese de Ji-Paraná, da qual esteve à frente até 2009, quando teve seu pedido de renúncia por idade aceito pelo papa Francisco.

Segundo a missão salesiana de Mato Grosso, dom Bruno também foi diretor das missões indígenas, em Meruri (MT); diretor das Faculdades de Direito, Economia, Administração e Ciências Contábeis, em Campo Grande (MS); pároco e diretor das Faculdades Salesianas, em Lins (SP); pároco em Rondonólpolis (MT); diretor do Instituto São Vicente ,em Campo Grande, onde funcionava o seminário menor da Inspetoria Salesiana de Campo Grande.

Na CNBB, foi presidente dos regionais Oeste 1 (Mato Grosso do Sul) e Noroeste (Acre, Sul do Amazonas e Rondônia).

Confira também: