Os bispos da Costa Rica e Nicarágua chamaram as autoridades de ambos os países a não "despertar possíveis conflitos territoriais" e trabalhar para manter a harmonia nas relações bilaterais.

Através de um comunicado, os prelados presentes na reunião do Secretariado Episcopal da América Central (SEDAC), realizada no Panamá, expressaram sua preocupação pelo recrudescimento das diferenças pelo rio San Juan e o falecimento do nicaragüense Natividad Canda Mainera.

"Preocupa-nos o ambiente de tensão surgido nos últimos dias, principalmente a manipulação de fatos certamente reprováveis e pelo interesse em despertar possíveis conflitos territoriais", assinala o texto.

Nesse sentido, exortam as autoridades e políticos a cumprir com seu "dever específico de harmonizar com justiça aos diversos setores de uma nação".

Pela Nicarágua assinaram o documento o Arcebispo de Manágua, Dom. Leopoldo Brenes; o Bispo de Granada, Dom Bernardo Hombach; o Bispo da Juigalpa, Dom. René Sándigo, entre outros.

Entre os assinantes pela Costa Rica estão o Bispo de Cartago, Dom. José Ulloa Rojas; o Bispo de Ciudad Quesada, Dom Angel San Casimiro; e o Bispo do Puntarenas, Dom. Oscar Fernández Guillén.