O reitor do seminário de Limburgo, Alemanha, padre Christof May, foi encontrado morto na quinta-feira após ser interrogado e suspenso em meio a uma investigação sobre supostos abusos sexuais.

Em um comunicado de 10 de abril, a diocese disse que a morte do padre de 49 anos "choca muito, causa consternação e confusão e deixa muitas perguntas". "Durante anos, o padre havia assumido cargos de responsabilidade a pedido do bispo”, dom Georg Bätzing, que também é presidente da Conferência Episcopal Alemã.

A Igreja local disse que o padre May "foi ouvido em uma entrevista pessoal na quarta-feira, 8 de junho, em relação às acusações de comportamento inadequado, conforme exigido pelos regulamentos eclesiásticos pertinentes".

"O bispo Georg Bätzing o removeu de todos os seus cargos para examinar e esclarecer as acusações", acrescentou a diocese de Limburgo.

A diocese de Limburgo também enviou as suas "sinceras condolências à família" do padre, mas ao mesmo tempo, garantiu que os pensamentos do clero estão "também com aqueles que denunciaram" os supostos abusos.

“Vamos fazer tudo o que for possível para nos mantermos juntos nesta situação verdadeiramente difícil”, concluiu.

Com um sermão de outubro de 2020, May atraiu a atenção nacional por pedir à Igreja Católica que se “abra” aos homossexuais e aos divorciados recasados. Ele também criticou o fato de as mulheres não terem acesso à ordem sacerdotal.

May foi o reitor do seminário desde setembro de 2018

Até o momento, não foi divulgado nenhum detalhe sobre a sua morte.

Confira também: