O padre Christopher Itopa Onotu, da diocese de Lokoja, Nigéria, foi sequestrado horas antes do massacre de 5 de junho na igreja de São Francisco Xavier, no Estado de Ondo em que pelo menos 38 pessoas foram mortas e 61 ficaram feridas.

O sequestro ocorreu no sábado (4), na casa do padre que fica dentro da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na cidade de Obangede, no estado de Kogi, divisa com o Estado de Ondo.

Testemunhas disseram que alguns homens armados entraram na casa paroquial por volta das 21h (hora local) e levaram-no à força. Os criminosos forçaram uma janela e a porta principal para entrar no prédio.

O chanceler da diocese de Lokoja, padre Augustine Okafor, em um comunicado compartilhado com a ACI Africa, agência do grupo ACI, confirmou o sequestro e pediu orações por sua libertação.

“Recebemos a triste história do sequestro de nosso irmão. É evidente que ele foi sequestrado da reitoria ontem à noite junto com seu veículo”, disse ele em 5 de junho.

Em entrevista à ACI Africa na segunda-feira (6), um padre que pediu anonimato disse que os “sequestradores entraram em contato com a diocese” e estão exigindo um resgate de aproximadamente US$ 120,5 mil (cerca de R$590 mil).

“A negociação está em andamento”, disse o padre, acrescentando que estão ocorrendo reuniões sobre como lidar com o pedido de resgate.

Em sua declaração de 5 de junho, o chanceler diocesano pediu orações pelo padre sequestrado e o elogiou na missa.

O sequestro de padre Itopa Onotu é parte de uma perseguição cada vez mais feroz contra os cristãos na Nigéria.

Confira também: