O Departamento de Segurança Interna (Department of Homeland Security, DHS) dos EUA alertou na terça-feira que “instituições baseadas na fé” são potenciais alvos em um “ambiente de ameaças intensificadas” no país.

Um boletim de 7 de junho do National Terrorism Advisory System (NTAS, Sistema Nacional de Alerta de Terrorismo) disse: “Nos próximos meses, o DHS tem a expectativa de que o ambiente de ameaças se torne mais agitado, pois vários eventos de alto nível podem ser explorados para justificar atos de violência contra uma série de possíveis alvos”.

“Esses alvos podem incluir reuniões públicas, instituições religiosas, escolas, minorias raciais, étnicas e religiosas, instalações e funcionários do governo, infraestrutura crítica dos EUA, mídia e oponentes ideológicos percebidos”.

O aviso veio dias depois que o escritor cristão ortodoxo Rod Dreher escreveu que uma "fonte informada e altamente confiável" lhe disse que o DHS havia informado os bispos que as igrejas católicas poderiam ser atacadas na noite em que a Suprema Corte decidir sobre o caso de aborto do Mississippi Dobbs x Organização de Saúde da Mulher de Jackson. O rascunho de uma opinião majoritária da Suprema Corte para Mississippi Dobbs x Organização de Saúde da Mulher de Jackson vazado para a imprensa indica que a decisão da Suprema Corte no caso Roe x Wade, que em 1973 liberou o aborto nos EUA, pode ser revogada.

Escrevendo no site The American Conservative em 3 de junho, Dreher relatou que a fonte lhe disse: “A Segurança Interna notificou oficialmente os bispos de que há ameaças críveis à segurança das igrejas católicas, do clero e dos bispos se a Suprema Corte derrubar Roe. A violência foi convocada para começar na noite em que tal decisão for proferida."

A CNA não confirmou independentemente a afirmação da fonte. A porta-voz da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA (USCCB, na sigla em inglês) Chieko Noguchi, deu a seguinte declaração à CNA na tarde de quarta-feira: "A USCCB não discute questões de segurança publicamente. Encorajamos os fiéis a ficarem vigilantes e, se perceberem qualquer atividade suspeita, comuniquem às autoridades locais."

O boletim do NTAS, válido até 30 de novembro, disse que "os atores de ameaças" "recentemente se mobilizaram para a violência", motivados por "insatisfações pessoais, reações a eventos atuais e adesão a ideologias extremistas violentas".

“O DHS continua avaliando que a principal ameaça de violência em massa nos Estados Unidos decorre de criminosos solitários e pequenos grupos motivados por uma série de crenças ideológicas e/ou insatisfações pessoais”, observou.

Uma seção do boletim rotulada "Informações adicionais" diz: “Dado um importante caso sobre direito ao aborto na Suprema Corte, indivíduos que militam tanto contra como a favor do aborto têm encorajado a violência inclusive contra pessoal e instalações de governo, religiosas, e centros de saúde reprodutiva, assim como os que se opõem à sua ideologia.”

Centros pró-vida nos EUA foram atacados desde o vazamento do rascunho do voto da Suprema Corte.

Nos últimos dias, um centro de gravidez pró-vida em Asheville, Carolina do Norte, teve as janelas quebradas e foi desfigurado com mensagens pró-aborto na noite de 6 para 7 de junho.

Um centro de gravidez pró-vida em Amherst, Nova York, sofreu grandes danos em um incêndio e foi marcado com pichações pró-aborto em 7 de junho.

Confira também: