Um homem armado foi preso perto da casa do juiz Suprema Corte dos EUA Brett Kavanaugh e acusado de tentativa de homicídio.

Segundo The New York Times, o homem identificado como Nicholas John Roske disse à polícia que viajou da Califórnia para matar Kavanaugh.

Uma porta-voz da Suprema Corte, Patricia McCabe, disse em um comunicado que "aproximadamente às 1h50 de hoje, um homem foi preso perto da residência do juiz Kavanaugh". “O homem estava armado e ameaçou o juiz Kavanaugh. Ele foi transportado para a 2ª Delegacia de Polícia do Condado de Montgomery".

Fontes anônimas disseram ao Washington Post que Roske estava carregando pelo menos uma arma e "ferramentas para um assalto".

As fontes disseram ao Post que o homem estava revoltado com o vazamento de um rascunho de opinião da Suprema Corte que pode anular a sentença Roe x Wade, de 1973 que liberou o aborto nos EUA. O homem também estaria revoltado com os recentes tiroteios em massa no país. Um oficial disse à Associated Press que o homem tinha uma arma e uma faca.

O homem não conseguiu chegar à casa de Kavanaugh. Ele foi preso numa rua perto da propriedade do juiz no condado de Montgomery, Maryland.

O governador de Maryland, Larry Hogan, divulgou um comunicado ontem (8) dizendo que foi informado da ameaça contra Kavanaugh e sua família e agradeceu às autoridades locais, estaduais e federais por protegê-lo.

“O aumento da segurança nas casas dos juízes começou após um pedido que o governador Youngkin [da Virgínia] e eu fizemos ao procurador-geral Garland no mês passado”, disse o governador republicano.

"Continuaremos a fazer parceria com autoridades federais e locais para ajudar a garantir que essas áreas residenciais sejam seguras", acrescentou.

"Peço aos líderes de ambos os partidos [republicanos e democratas] em Washington que condenem fortemente essas ações em termos inequívocos", acrescentou Hogan.

"É vital para o nosso sistema constitucional que os juízes possam cumprir seus deveres, sem medo de violência contra eles e suas famílias."

Confira também: