No sábado (4) aconteceu na Croácia uma das maiores e mais numerosas vigílias e concertos católicos do mundo, com a presença de cerca de 55 mil fiéis, a maioria jovens, na vigília da Solenidade de Pentecostes.

A sexta edição do concerto “Olhe através do coração” foi organizada pela “Laudato TV”, afiliada croata da EWTN, rede à qual pertence a ACI Digital, e pela Nunciatura Apostólica.

O evento aconteceu no estádio Maksimir, estádio de futebol localizado na cidade de Zagreb, capital da Croácia.

 

A vigília teve a participação de 17 artistas, entre solistas e grupos locais; e um total de 100 músicos acompanhados por uma orquestra com 24 instrumentistas.

Durante o evento houve também longas filas de pessoas esperando pela confissão, graças às dezenas de sacerdotes disponíveis. O Santíssimo Sacramento também foi exposto durante a vigília.

O secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, enviou uma carta em 4 de junho aos participantes. A carta continha saudações do papa Francisco, que "recebeu com prazer a notícia da Vigília de Oração e do concerto".

“Jovens, deixem-se conquistar pelo seu olhar de amor que nos convida ao encontro, à ação, à ternura, à fraternidade. Reunidos na fé e na ação de graças por todos os dons de Deus, especialmente pelo dom do Espírito Santo, o Senhor Jesus os convida a olhar para o mundo e para os irmãos com o coração aberto à esperança”, escreveu Parolin.

“Renovados no Espírito, carreguem a misericórdia de Deus, caminhando com coragem na novidade de vida, em meio a um mundo que precisa de testemunhos do amor de Cristo”, acrescentou.

Por fim, disse que o papa Francisco "confiou todos à proteção constante da Virgem Maria, Nossa Senhora de Kamenita Vrata e do beato Alojzije Stepinac".

O gerente regional da EWTN para a Europa Central e Leste Europeu, Iwo Bender, disse que "este evento é um exemplo do futuro da Igreja Católica na Europa" e como "a Croácia sobreviveu a décadas de perseguição pelos comunistas e transmitiu a forte identidade católica à nova geração".

Um funcionário da Laudato TV, Luka Radocaj, disse que “durante este período de evidente perseguição aos cristãos no mundo, quando não é permitido expressar livremente a própria crença, este evento une os cristãos para trazer mudanças positivas para a Glória de Deus”.

Confira também: