Mais de 50 mil fiéis participaram da celebração da solenidade de Pentecostes no domingo (5), no Sambódromo de Manaus (AM). O evento não acontecia há dois anos por causa das medidas impostas contra a pandemia de covid-19. Esta foi a primeira vez que o arcebispo dom Leonardo Steiner participou da celebração. Em 29 de maio deste ano, dom Steiner foi anunciado entre os nomes dos novos cardeais que serão criados pelo papa Francisco em consistório em 27 de agosto. Ele será o primeiro cardeal da Amazônia brasileira.

“É um momento muito rico para a nossa arquidiocese e para nossa Igreja de Manaus, depois de dois anos voltamos a celebrar juntos, transformando o Centro de Convenções numa grande Catedral, com tantas pessoas ligadas também por meio do rádio e da TV, nesse momento bonito para receber o Espírito Santo, trazendo os dons do amor e o sentimento de esperança. Que nós possamos ir para casa com um afeto maior pela nossa cidade, pelo próximo e pelo meio ambiente”, disse o arcebispo durante coletiva de imprensa.

Dom Steiner foi nomeado arcebispo de Manaus em novembro de 2019. Como em 2020 e 2021 não houve a festa de Pentecostes por causa da pandemia de covid-19, este ano foi a primeira participação dele na celebração, que já é tradicional na arquidiocese de Manaus.

Neste ano, a festa de Pentecostes teve como lema “Espírito Santo, educa-nos no amor e na sabedoria”, em alusão à Campanha da Fraternidade deste ano, que teve como tema “Fraternidade e Educação” e lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

“O Espírito Santo que repousa em nós é o espírito do consolo, e que nos envia como amor, consolo, como liberdade, como paz. Esse espírito do consolo também é o espírito da proximidade, que sabe acolher, que sabe confortar, que sabe dizer uma palavra de amor”, disse dom Steiner em sua homilia.

O arcebispo pediu que as “comunidades se abram cada vez mais à força do Espírito Santo”. “Nós, que estamos na caminhada sinodal, vamos participar sob a luz do Espírito Santo, para que nossa Igreja seja viva, seja uma Igreja que testemunha a verdade, a paz, que mostre quem foi Jesus e que viva Jesus, com a força, a graça a suavidade do Espírito Santo”, disse.

Durante o evento, as pessoas se emocionaram ao ver que as nuvens no céu formaram o contorno de uma pomba, símbolo do Espírito Santo. Fotos da imagem foram publicadas nas redes sociais. “Durante a Missa de Pentecostes, celebrada neste domingo (5), o céu presenteou a igreja reunida com este lindo sinal. Que Deus continue derramando seu Santo Espírito, para continuar conduzindo e santificando sua igreja peregrina”, postou a página da paróquia São Vicente de Paulo. “Até no pôr-do-sol Deus fala”, escreveu uma internauta.

O evento também foi marcado por gesto de solidariedade. Os fiéis foram convidados a doar alimentos não perecíveis. Segundo dados divulgados pela arquidiocese de Manaus, ao todo, foram arrecadados cerca de 9.350 kg de alimentos.

Confira também: