Em uma mensagem aos jovens que participaram ontem na Holanda da I Jornada Nacional da Juventude Católica, o Papa Bento XVI pediu à juventude não deixar-se enganar nem conformar-se com os prazeres superficiais e o egoísmo pois só em Jesus Cristo se encontra a autêntica felicidade.

"Queridos amigos, Jesus é seu verdadeiro amigo e Senhor, mantenham uma relação de verdadeira amizade com Ele. Ele os espera e só nEle encontrarão a felicidade", disse o Santo Padre após afirmar que muitos dos jovens presentes neste encontro tinham participado da Jornada Mundial da Juventude de Colônia em agosto.

"Que fácil é conformar-se com os prazeres superficiais, viver só para si mesmos, aproveitando aparentemente a vida! Mas antes ou depois, alguém se dá conta de que não se trata da verdadeira felicidade", que "só a encontramos em Jesus", disse o Pontífice aos participantes do encontro celebrado na cidade holandesa de Nieuwegein.

"Por isso –continuou o Papa– convido-os a procurar cada dia ao Senhor, cujo único desejo é que sejam realmente felizes". Neste sentido, o Papa convidou os jovens à vida de oração e participar freqüentemente dos sacramentos.

Dediquem momentos da jornada, precisou, "a estar exclusivamente na companhia do Senhor. A oração do Rosário pode ajudar a aprender a arte da oração com a simplicidade e a profundidade de Maria. É importante que a participação na Eucaristia constitua o centro de sua vida. Adorem-nO nas Igrejas e permaneçam de joelhos diante do sacrário".

Referindo-se ao sacramento da Penitência, o Santo Padre destacou que é aí onde Jesus "lhes espera para perdoar seus pecados e reconciliá-los com seu amor. Que grande oportunidade nos deu o Senhor com este sacramento, para nos renovar interiormente e progredir em nossa vida cristã! Recomendo-lhes que se aproximem dele com freqüência!", exclamou Bento XVI.

"Se seguirem Jesus –continuou–, nunca se sentirão sozinhos porque fazem parte da Igreja, que é uma grande família em que podem crescer na amizade verdadeira com tantos irmãos e irmãs na fé, espalhados por todo o mundo. Jesus precisa de vós para ‘renovar’ a sociedade atual. Preocupem-se de crescer no conhecimento da fé para ser suas autênticas testemunhas. Tratem de compreender cada vez melhor a doutrina católica", em que se "acha a resposta satisfatória para seus questionamentos mais profundos".

O Papa assegurou sua oração pelos jovens reunidos em Nieuwegein para que acolham "generosamente o chamado do Senhor", com a segurança de que "só respondendo positivamente a seu chamado, apesar do exigente que possa parecer, é possível encontrar a felicidade e a paz no coração".